Não existe tratamento para a doença, por isso o criador deve separar as aves doentes das demais. Como a bouba é transmitida por insetos, deve-se fazer o controle na propriedade.
A prevenção da bouba se dá através da vacinação de todo o plantel, com a vacina do vírus vivo;com a desinfecção dos galinheiros ou granjas;com o escoamento de poças de água paradas e também combater os mosquitos que são os vetores de transmissão da doença.
A bouba é um vírus filtrado bastante conhecido, podendo permanecer no solo vários anos e causar a doença em aves não vacinadas (FREITAS, 1992). As escamas que se desintegram depois de desprendidas, propagam a doença, pois o vírus é altamente resistente ao sol e à luz e se mantém infestante no solo por mais de um ano.
A varíola aviária, também é conhecida como “bouba aviária”, acomete galinhas, perus e outras aves....Os principais sinais clínicos são:
O surgimento de verrugas próximas dos olhos e bico é provocado pela bouba aviária. Também conhecida como varíola aviária, a doença causa dispnéia nas aves, que ainda podem ficar com a cabeça de cor roxa.
Muitos se perguntam. A resposta é muito simples: piolhos são parasitos que se alimentam do sangue das aves, causando às galinhas anemia e fraqueza, podendo, inclusive, levá-las à morte. As verrugas, por sua vez, indicam contaminação das galinhas pela doença bouba aviária, ou varíola aviária.
O surgimento de verrugas próximas dos olhos e bico é provocado pela bouba aviária. Também conhecida como varíola aviária, a doença causa dispnéia nas aves, que ainda podem ficar com a cabeça de cor roxa.
Ela pode ser transmitida tanto pelo contato direto com as escamas das aves e/ou objetos infectados quanto pela picada do mosquito que transfere a doença de um animal acometido para o saudável.
Se possui verrugas genitais, veja o que fazer.
Trata-se de nevo verrucoso que abrange a topografia da aréola e/ou mamilo. Tendência de disposição linear, seguindo as linhas de Blaschko, comprometendo a pele do tronco, atingindo também a região da aréola e/ou mamilo, geralmente unilateral. É muito pouco relatado.
Os remédios caseiros mais eficazes para a bouba aviária são os seguintes: Alho: estimulante do sistema imunológico e antibacteriano. Também tem efeito anticoagulante, por isso, não exceda a dose. Pode ser administrado uma ou duas vezes por semana;
O período de incubação da bouba aviária varia de 1 a 10 dias e o vírus pode ser transmitido por contato direto ou por qualquer objeto contaminado. As aves infectadas podem transmitir a doença sem que se perceba nenhum sintoma.
Os vírus que causam a varíola aviária são diferentes uns dos outros e tem vários hospedeiros potenciais, como galinhas, perus, pombos, canários, e muitas outras espécies de aves. Existem duas formas da doença. A primeira é transmitida por insetos picadores, especialmente mosquitos, e feridas contaminadas, causando danos a crista, barbela e bico.
Quais os principais problemas articulares?
Em quais hipóteses a decisão do juízo criminal não fará coisa julgada na esfera cível?
Qual o valor para autenticar um documento de compra e venda no cartório?
Quais são os grupos de alimentos?
Como se pode transformar água salgada em água doce?
Como atualizar CPF nome de casado?
Qual é a primeira lei do grafismo?
O que gera vínculo empregatício?
Como comprar livros da Editora FTD?
Como fazer o taurino sentir sua falta?
O que é o transtorno de conduta?
O que espanta pernilongos e mosquitos?
Como é o processo de fermentação do vinho?
Quais paroxítonas são acentuadas?
Como pegar a CNH provisória Digital?