Quanto mais alta é a taxa de juros, mais ela dificulta o crédito ao consumidor e ao setor produtivo, conseqüentemente, há queda da produção e das vendas. Com mais barreiras ao financiamento de compras, a demanda por produtos diminui.
Juros é o rendimento que se obtém quando se empresta dinheiro por um determinado período. Os juros são para o credor (aquele que tem algo a receber) uma compensação pelo tempo que ficará sem utilizar o dinheiro emprestado.
Para o longo prazo, essa taxa mais alta também desestimula o investimento produtivo. A taxa mais alta também impede que pessoas que gostariam de investir no lado produtivo o façam, porque elas vão pagar um custo maior de pegar um empréstimo desse capital.
“Isso acontece principalmente com a taxa de juros que os bancos cobram para fazer operações de crédito”, explica Ulisses. ... Quando o Banco Central sobe os juros aumentando a taxa Selic, os financiamentos ficam mais caros e isso desestimula o consumo das famílias e o investimento das empresas.
Dessa forma, o aumento da taxa de juros pode levar à redução da inflação, via taxa de câmbio. A essa situação, alguns autores dão o nome de “âncora cambial”. O efeito negativo desse cenário é a piora da balança comercial, pois os bens importados ficam mais baratos e os bens exportados pelo país, mais caros.
A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle. ... Por outro lado, se os juros sobem, a autoridade monetária inibe consumo e investimento, que ficam mais custosos, a economia desacelera e evita-se que os preços subam (que ocorra inflação).
Quando os juros do país estão altos, o consumidor tende a comprar menos, porque a prestação de seu financiamento vai ser mais alta. ... Em um cenário de juros altos, as empresas investem menos, porque custa tomar empréstimos para produção. Isso aumenta o desemprego e piora o consumo.
Como o sistema acompanha as transações diariamente e em tempo real, há um ajuste na taxa média de juros todos os dias. ... O contrário acontece quando a Selic está em baixa: juros menores facilitam o investimento e a produção, o consumidor final pode realizar suas compras a um preço mais justo e a economia se movimenta.
Veja só: Os juros simples são negociados com antecedência e não mudam com o passar do tempo. Eles se refletem apenas no valor inicial do empréstimo ou do investimento. Esse tipo também é conhecido como "juros sobre juros", isto é, eles continuam agindo durante todo a duração do empréstimo, débito ou investimento.
A taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Os movimentos da Selic influenciam todas as taxas de juros praticadas no país – sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.
Nesse conteúdo, vamos te explicar desde o conceito até como se dá a influência da taxa de juros nas diversas esferas da economia!
Juros é a remuneração cobrada de quem efetuou um empréstimo e deve pagar ao proprietário do capital emprestado. Uma taxa de juro deve remunerar baseada em:
Qual a melhor posição para o bebê Recém-nascido dormir?
Qual a diferença entre vidros?
Quando um processo é distribuído por dependência?
Pode dar gelo para o cachorro?
Qual a origem do nome Caetano?
Qual é a moeda de menor valor no mundo?
Quais são os perfil comportamental?
Quando a perda de peso não é normal?
O que pode causar câncer na língua?
Como colocar as pernas para cima?
Qual procedimento para fazer o exame do cotonete?
Como ser um espião do governo brasileiro?
Como saber a comissão do Magalu?