As radiações X e gama interagem com a matéria através de trêsefeitos principais: fotoelétrico,espalhamento Compton e produção de pares. O efeito fotoelétrico ocorre quando um raio X ou gama incide sobre um elétron, transferindo-lhe toda a sua energia e desse modo, arrancando-o do átomo e ganhando energia cinética.
Sendo assim, podemos dizer que há interação entre radiação e matéria. ... Dependendo das condições, essa energia pode ser totalmente ou parcialmente transferida da onda eletromagnética para um meio material. Essa interação depende do tipo de material e das características da onda, tais como frequência e intensidade.
a EMISSÃO ocorre quando um elétron de um átomo “salta” de uma órbita superior para uma inferior (fundamentalização): um fóton é emitido (produzido). a ABSORÇÃO ocorre quando um fóton faz um elétron de um átomo “saltar” de uma órbita inferior para uma superior (excitação): um fóton é absorvido.
A radiação emitida ao incidir sobre a superfície de outra matéria pode ser refletida, absorvida ou transmitida. Quando absorvida, a energia é geralmente reemitida, em diferentes comprimentos de onda.
INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA. Partículas pesadas tem menor velocidade que um elétron de mesma energia, portanto ionizarão um número maior de átomos ao longo de seu percurso que será aproximadamente linear. ... O fóton espalhado terá uma energia menor e uma direção diferente da incidente.
27 curiosidades que você vai gostar
Quando o feixe de radiação emerge do paciente e interage com os elementos sensíveis presentes no filme ocorre um fenômeno físico que faz a estrutura física dos microcristais de haletos de prata do filme radiográfico ser modificada, formando o que se conhece como Imagem Latente.
Nas ondas eletromagnéticas, o campo elétrico, o campo magnético e a direção de propagação são perpendiculares entre si; ... Quando atravessam meios materiais, como o ar ou a água, sua velocidade de propagação diminui, enquanto o seu comprimento de onda aumenta, de modo que a sua frequência não se altera.
A radiação pode ser tanto um fenômeno natural, como também artificial. ... Desde o solo e seus gases subterrâneos até a radiação cósmica do Sol e do espaço sideral. Assim como os procedimentos médicos, os televisores, os telefones celulares e os fornos de microondas, todos eles emitem algum tipo de radiação.
A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.
1) Uma molécula pode absorver radiação cuja energia seja suficiente para "quebrá-la" em seus componentes atômicos. ... A maior parte das reações fotoquímicas na atmosfera envolvem radiação ultravioleta e visível. 2) Todos os átomos podem ser ionizados por radiação com comprimento de onda suficientemente curta.
Uma dose de radiação absorvida consiste na energia por unidade de massa absorvida pela matéria como resultado de uma exposição. A unidade SI é o gray, embora muitas vezes seja medida em rads (1 rad = 0,01 gray).
Sob o ponto de vista físico, as radiações ao interagir com um material, podem nele provocar excitação atômica ou molecular, ionização ou ativação do núcleo. Interação onde elétrons são deslocados de seus orbitais de equilíbrio e, ao retornarem, emitem a energia excedente sob a forma de luz ou raios X característicos.
No processo de interação da radiação com a matéria ocorre transferência de energia, que pode provocar ionização e excitação dos átomos e moléculas provocando modificação (ao menos temporária) na estrutura das moléculas. O dano mais importante é o que ocorre no DNA.
Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.
Embora um grande número de interações são conhecidos para fótons com a matéria, os mais importantes são : efeito fotoelétrico, espalhamento Compton, Thomson, Rayleigh, interação foto-nuclear e produção de pares.
Transmissão de energia elétrica é o processo de transportar energia entre dois pontos. O transporte é realizado por linhas de transmissão de alta potência, geralmente usando corrente alternada, que de uma forma mais simples conecta uma usina ao consumidor.
A condução e a convecção são formas de propagação de calor que para ocorrer é necessário que haja meio material, contudo, existe uma forma de propagação de calor que não necessita de um meio material (vácuo) para se propagar, esta é a irradiação térmica.
Saiba mais sobre cada uma delas:Energia solar. O sol é a maior fonte de energia renovável disponível ao homem e o qual é utilizado desde os primórdios da nossa civilização. ... Energia eólica. ... Energia hidrelétrica. ... Energia de biomassa. ... Energia maremotriz e ondomotriz. ... Biogás. ... Petróleo. ... Gás natural.
As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.
Doença aguda por radiaçãoSíndrome hematopoiética: Afeta tecidos que produzem células sanguíneas.Síndrome gastrointestinal: Afeta o trato digestivo.Síndrome vascular cerebral: Afeta o cérebro e o sistema nervoso.
A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo câncer da pele.
Raios Infravermelhos
As ondas infravermelhas são geradas pela vibração ou oscilação dos elétrons das camadas mais externas de átomos e moléculas. Ao interagir com a matéria, as ondas infravermelhas colocam as moléculas em vibração.
Em ordem crescente de frequência, as ondas distribuem-se no espectro eletromagnético, classificando-se em: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama. O número de oscilações do campo elétrico é a frequência da onda eletromagnética.
a) Ondas unidimensionais: São ondas que se propagam em uma só direção como por exemplo as ondas em cordas. b) Ondas bidimensionais: São ondas que se propagam em um plano tendo como exemplo mais clássico as ondas em uma superfície de um lago. c) Ondas tridimensionais: São ondas que se propagam em todas as direções.
Quais são os ansiolíticos mais fortes?
O que é consciência corporal na educação infantil?
Qual era a função da toga na sociedade romana?
Como conseguir o que se quer com a força do pensamento?
Qual é o material mais comum para fabricação de brocas?
Quais os nomes das propriedades da multiplicação?
O que é o extrato de consignação?
Quantos dias demora para constar o pagamento do licenciamento?
Qual substância existe na casca do ovo?
Quais os alimentos que têm mais nutrientes?
Qual faixa pode fazer ultrapassagem?
O que acontece se o veículo não passar na vistoria?
Qual idade o idoso deixa de pagar Imposto de Renda?