É dividida em quatro famílias (naipes) de instrumentos: cordas; madeiras; metais; percussões. Família das Cordas É o principal grupo de instrumentos de uma orquestra. O violino graças à sua versatilidade e alcance, é a principal voz da família.
Quais instrumentos compõem uma orquestra?
Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida.
Atualmente, a orquestra predominante é a sinfônica, composta por uma média de 80 instrumentistas, podendo chegar a 100. Orquestras sinfônicas tocam diversos tipos de música; as clássica, trilhas sonoras e jazz são mais comuns. “Além do regente, também existe o spalla.
Imagem: UFRGS A orquestra sinfônica geralmente pode ser dividida em grupos de instrumentos baseados na qualidade dos sons que produzem. As orquestras, em geral, podem ser divididas em madeiras, metais, percussão e cordas. Há instrumentos que apresentam qualidades de mais de um desses grupos, como o piano.
As orquestras, em geral, podem ser divididas em madeiras, metais, percussão e cordas. Há instrumentos que apresentam qualidades de mais de um desses grupos, como o piano. Como assim? É simples: o piano, apesar de ser majoritariamente um instrumento melódico, pode também assumir papel rítmico na música.
Existem diversos tipos de orquestra e cada uma delas tem tamanhos diferentes e composições instrumentais diferentes. Entre elas, temos a orquestra sinfônica, orquestra filarmônica, orquestra de câmara, as orquestras de música antiga, as bandas sinfônicas etc. Então vamos a elas! Orquestra sinfônica e orquestra filarmônica
XX, temos a orquestra mais parecida com a formação orquestral da atualidade. Uma diferença é que os instrumentos de percussão ganham muito mais destaque do que nos períodos anteriores. Além disso, instrumentos eletroacústicos também foram adicionados a esse repertório. Em relação ao seu tamanho, ela é bem variada dependendo do tipo de repertório.