A literatura de cordel chegou ao Brasil com nossos colonizadores, instalando-se na Bahia e nos demais estados do Nordeste, onde encontrou um terreno fértil. ... Portanto, surgiu também no Brasil, como literatura oral, característica fundamental da cultura popular.
A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta.
Corda fina. 2. [Brasil] Conjunto de folhetos literários populares, que os livreiros originalmente dependuravam em cordéis; literatura de cordel. Relativo a literatura de carácter popular.
Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados.
A literatura de cordel veio junto com os portugueses, adentrando o Brasil pelo Nordeste e propagando essa cultura pela região nordestina do país, que, posteriormente, tornou-se referência em cordel. Por abordar histórias e situações características da região, o cordel fortaleceu o folclore e o imaginário regional.
O cordel nordestino é uma expressão popular que se caracteriza pela declamação de poemas. Esses textos rimados são impressos em folhetos e pendurados em cordas - os cordéis! - e vendidos em feiras livres. Esse tipo de arte costuma trazer temas regionais, personagens locais, lendas folclóricas, além de questões sociais.
O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.
Literatura. A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses e é uma forma de literatura muito popular no Norte e Nordeste do Brasil. A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, ...
Exemplos de Poemas de Cordel As “Proezas de João Grilo”, de João Martins de Athayde “O Fiscal e a Lagarta” de Leandro Gomes de Barros “Peleja do Cego Aderaldo com Zé Pretinho dos Tucuns”, de Firmino Teixeira do Amaral
Graças à impressão em grande quantidade, o cordel popularizou-se por imprimir em papel as histórias rimadas dos repentistas que improvisavam rimas nas ruas e, depois, continuou sendo muito popular por contar histórias de maneira simplificada para seus leitores. Cordéis expostos na Paraíba.*
Como melhorar imagem de vídeos antigos?
Como tirar os anúncios que aparecem?
Qual é o nome do peixe do Megamente?
Como baixar e instalar e ativar o Avast?
Como chama o processo em que células tronco originam diferentes tipos celulares?
Como se chama o passo básico do boogaloo *?
Como ver se o voo foi cancelado gol?
Quais são as três instituições políticas que representam a sua população em um Estado republicano?
Como fazer reparo em tubo de PVC?
Em que ambiente vivem a larva é o mosquito adulto?
Como se chama a corda que passa pelo centro de uma circunferência?
Quais são os polígonos regulares?
Quem criou o ballet Don Quixote?
Como se chama o processo de separação da água com terra?
Como é chamado o período de 25 anos?