A ginástica artística, enquanto atividade, teria surgido segundo estudos, na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes.
Desde 1896, a ginástica artística está presente nos jogos olímpicos. Começou nos Jogos de Atenas e nos Jogos Pan-americanos ela está desde 1951. No tocante à categoria feminina, foi somente nas Olimpíadas de 1928 na Holanda que as mulheres passaram a competir.
A prática esportiva da ginástica foi oficializada por volta de 2600 a. C., na Índia e Egito onde se valorizava a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência.
A ginástica artística nasceu oficialmente em 1811, quando o alemão Friederich Ludwig Jahn criou, em Berlim, o primeiro clube dedicado ao esporte.
A história O surgimento preciso da atividade como esporte aliado à educação veio no início do século XIX, com o professor Friedrich Ludwig Jahn (17). Foi em Berlim que Jahn fundou o primeiro clube de ginástica. A proposta inspirou jovens da cidade em prol do orgulho alemão.
A Ginástica Artística no Brasil Veio da Alemanha a primeira referência da Ginástica Artística para os brasileiros. Os imigrantes alemães recém-chegados ao Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, trouxeram os ensinamentos do professor Friedrich Ludwig Jahn.
São Paulo
1963–2000. Durante este período, a ginástica feminina brasileira dependeu dos trabalhos e dos resultados individuais de técnicos e atletas. A primeira grande competição envolvendo ginastas femininas aconteceu em 1963, nos Jogos Pan-Americanos realizados em São Paulo.
Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje.
Além de movimentos no solo e os saltos realizados pelos ginastas, a ginástica olímpica reúne diversos aparelhos. Os ginastas usam uma espécie de tala nas mãos para realização desses movimentos. Para as categorias femininas e masculinas os equipamentos utilizados são diferentes. Assim, para a prática masculina os principais aparelhos são:
Está a 2,55 metros de altura. Durante a execução da prova o atleta deverá manter-se durante em movimento realizando movimentos como mortais e saltos encarpados. A Ginástica Olímpica Feminina, modalidade constituída por quatro aparelhos, ou provas, onde as ginastas apresentam-se na ordem olímpica.
No início do século XIX, o pedagogo alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn (1778-1852) foi um dos responsáveis por transformar a ginástica artística em modalidade esportiva. Ele fundou clubes de ginástica para jovens e interessados na modalidade e ainda, criou diversos aparelhos que são utilizados até hoje.
Quais são os sintomas de vesícula preguiçosa?
São efeitos específicos da condenação?
Quais são as radiações componentes das ondas eletromagnéticas?
Quais são os sabores de miojo?
Pode ter parágrafo de duas linhas?
Qual a diferença entre Candida e infecção de urina?
Quais os principais problemas ambientais existentes no Brasil e no mundo?
Qual melhor praia de São Miguel dos Milagres?
Qual a idade certa para vermifugar o cachorro?
O que é a lenda da Gralha Azul?
Qual a função do subject Pronoun dentro da frase?
Onde encontrar a acetilcolina?
Quais as três aplicações possíveis do pronome átono oblíquo em relação ao verbo?