A ginástica artística, enquanto atividade, teria surgido segundo estudos, na Grécia Antiga, como forma de atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas com o intuito de entreter os transeuntes.
Desde 1896, a ginástica artística está presente nos jogos olímpicos. Começou nos Jogos de Atenas e nos Jogos Pan-americanos ela está desde 1951. No tocante à categoria feminina, foi somente nas Olimpíadas de 1928 na Holanda que as mulheres passaram a competir.
A prática esportiva da ginástica foi oficializada por volta de 2600 a. C., na Índia e Egito onde se valorizava a força, o equilíbrio, a flexibilidade e a resistência.
A ginástica artística nasceu oficialmente em 1811, quando o alemão Friederich Ludwig Jahn criou, em Berlim, o primeiro clube dedicado ao esporte.
A história O surgimento preciso da atividade como esporte aliado à educação veio no início do século XIX, com o professor Friedrich Ludwig Jahn (17). Foi em Berlim que Jahn fundou o primeiro clube de ginástica. A proposta inspirou jovens da cidade em prol do orgulho alemão.
A Ginástica Artística no Brasil Veio da Alemanha a primeira referência da Ginástica Artística para os brasileiros. Os imigrantes alemães recém-chegados ao Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, trouxeram os ensinamentos do professor Friedrich Ludwig Jahn.
São Paulo
1963–2000. Durante este período, a ginástica feminina brasileira dependeu dos trabalhos e dos resultados individuais de técnicos e atletas. A primeira grande competição envolvendo ginastas femininas aconteceu em 1963, nos Jogos Pan-Americanos realizados em São Paulo.
Mais tarde, em 1896, até então praticada somente por homens, passou a ser um esporte olímpico, e em 1928 as mulheres puderam participar nos seus primeiros Jogos. No ano de 1950, a ginástica passou a ser praticada – nos aparelhos – da forma como se conhece hoje.
Além de movimentos no solo e os saltos realizados pelos ginastas, a ginástica olímpica reúne diversos aparelhos. Os ginastas usam uma espécie de tala nas mãos para realização desses movimentos. Para as categorias femininas e masculinas os equipamentos utilizados são diferentes. Assim, para a prática masculina os principais aparelhos são:
Está a 2,55 metros de altura. Durante a execução da prova o atleta deverá manter-se durante em movimento realizando movimentos como mortais e saltos encarpados. A Ginástica Olímpica Feminina, modalidade constituída por quatro aparelhos, ou provas, onde as ginastas apresentam-se na ordem olímpica.
No início do século XIX, o pedagogo alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn (1778-1852) foi um dos responsáveis por transformar a ginástica artística em modalidade esportiva. Ele fundou clubes de ginástica para jovens e interessados na modalidade e ainda, criou diversos aparelhos que são utilizados até hoje.
É proibido estacionar em local de carga e descarga?
Quais os sintomas da alergia ao leite de vaca?
Quais são os exercícios de equilíbrio recuperado?
Como eliminar vírus do computador manualmente?
Qual o objetivo de um texto acadêmico científico?
O que é prática docente reflexiva?
Como ver as margens no Google Docs?
Como limpar a energia das pedras?
Qual a energia potencial em elétron volt?
Como se chama quem corta grama?
Como as atividades humanas podem contribuir para agravar o efeito estufa?
Qual melhor vitamina para unhas e cabelos?
Pode passar vinagre na madeira?
Como fazer nebulização em bebê que não deixa?
Qual é a diferença entre MEI E ME?