Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica. Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento. Por isso, são denominados resistivos.
Quando uma corrente elétrica passa por um resistor, este converte energia elétrica em energia térmica.
A energia térmica de um sistema pode ser transferida para outros corpos em decorrência de uma diferença de temperatura, nesse caso, chamamos a transferência de energia térmica de calor.
Existem duas tecnologias atualmente de como transformar energia solar em elétrica: a solar fotovoltaica e a solar heliotérmica. Enquanto a heliotérmica é utilizada apenas em grandes projetos devido a sua maior complexidade, a fotovoltaica está disponível para casas e empresas e pode reduzir em até 95% a conta de luz.
O conceito de energia térmica é, portanto, problemático, uma vez que frequentemente é confundido com o conceito de energia interna. Por isso, iremos definir esse último de forma objetiva: energia interna é a forma de energia contida em um sistema por virtude exclusiva de sua temperatura. O ar no interior do balão recebe energia térmica da chama.
Um processo físico antigo, que revolucionou as indústrias, é a transformação de energia térmica em elétrica. O mecanismo é conhecido: ferver água e transformá-la em vapor, para que este movimente turbinas, que se ligam a geradores de eletricidade.
Como a internet foi inventada?
Quem criou a escala temperada?
O que devo fazer para ter leucemia?
Como é uma solitária na prisão?
Como voar no Mario World sem cair?
Quando surgiu a ginástica geral no Brasil?
Como se pega infecção de garganta?
Como evitar o vírus da herpes?
Como tirar ruído da placa de som?
Como tirar risco do vidro com bicarbonato?
Como retirar restrição financeira de veículo BA?