No caso do diabetes tipo 1, acredita-se que o sistema imunológico ataca as células do pâncreas, destruindo ou danificando o suficiente a ponto de parar a produção de insulina. Não se sabe exatamente o que desencadeia esse ataque imunológico, mas é possível que esteja relacionado com uma infecção viral.
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .
Isso pode acontecer devido ao aumento da inflamação a que é submetido o organismo dos pacientes infectados. Esse fenômeno já é visto em outras doenças infecciosas, como a gripe e ataques bacterianos, que acabam induzindo o desenvolvimento do diabetes em pessoas predispostas.
O pâncreas produz dois hormônios importantes na regulação da taxa de glicose (açúcar) no sangue: a insulina e o glucagon. A insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio.
Em casos avançados a parte endócrina pode ser acometida e os pacientes evoluem com diabetes mellitus. O abuso de álcool é a causa mais comum de pancreatite crônica em adultos. Doenças autoimunes e doenças genéticas, tais como a fibrose cística, também podem causar a pancreatite crônica em alguns pacientes.
O Diabetes mellitus pode ser conceituado como uma alteração metabólica caracterizada por hiperglicemia e glicosúria, refletindo uma distorção no equilíbrio entre a utilização de glicose pelos tecidos, liberação de glicose pelo fígado, produção e liberação de hormônios pancreáticos, da hipófise anterior e da suprarrenal ...
Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.
A longo prazo, a glicemia elevada pode causar sérios danos ao organismo. Entre as complicações, destacam-se lesões e placas nos vasos sanguíneos, que comprometem a oxigenação dos órgãos e catapultam o risco de infartos e AVCs.
A pancreatite corresponde à inflamação do pâncreas que pode acontecer devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obstrução das vias biliares ou fibrose cística, por exemplo, o que faz com que as enzimas digestivas produzidas pelo pâncreas sejam ativadas antes de chegar ao intestino, causando inflamação no órgão ...
O pâncreas é um órgão presente na cavidade abdominal de nosso corpo e é responsável por funções relacionadas com a digestão dos alimentos e a produção de alguns hormônios, que têm efeitos em diferentes partes do organismo.
O transplante de pâncreas existe, e está indicado para pessoas com diabetes tipo 1 que não conseguem controlar a glicemia com insulina ou que já apresentam complicações graves, como insuficiência renal, para que a doença consiga ser controlada e parar ao desenvolvimento das complicações. Este transplante pode curar o diabetes, ...
As doenças do pâncreas podem ser evitadas por meio de hábitos saudáveis, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, praticar atividades físicas de forma regular e ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Embora estes sintomas sejam comuns em pessoas com algum tipo de problema no pâncreas também podem surgir devido a alterações no fígado ou vesícula biliar, por exemplo, e por isso, devem ser avaliados por um gastroenterologista ou hepatologista.
Como gerar leads mais qualificados?
Como enviar o link do Google Meet para o Whatsapp?
Como ganhar mais resistência no crossfit?
Como gerar um código de acesso no internet banking Caixa?
Como diminuir o link do Google Forms?
Como pegar o código de barras do cartão Santander?
Tem como gerar mais de um boleto no PicPay?
Como iniciar uma sessão no GTA 5?
Como pegar o link do Google meu negócio?
Como gerar o código hash do SPED Fiscal?
Como calcular o IMC de um cachorro?
Como saber se o seu PC está com vírus?
Como saber se seu Subtom é quente ou frio?
O que fazer quando o cachorro está com conjuntivite?