Além disso, a escola pode criar uma página nas redes sociais e divulgá-la como um canal de comunicação entre a equipe pedagógica, as famílias e os moradores do bairro. A comunidade também pode ser convidada para divulgar seus projetos ou necessidades na escola, em uma relação de diálogo e parceria.
1 – Utilizar espaços como a reunião de pais e mestres e o conselho escolar para fazer uma primeira discussão sobre o tema ou projeto a ser abordado. 2 – Inserir a atividade nos processos pedagógicos cotidianos da unidade educacional a articulá-la ao Projeto Político Pedagógico da escola.
Nessa perspectiva, o Projeto Político Pedagógico vai além de simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversas. ... Essa construção será possível por meio das discussões e reuniões que envolvem toda a comunidade escolar, entre equipe administrativa, financeira, pedagógica, alunos, familiares e a comunidade.
Ouvir a comunidade escolar é a principal função de um gestor, principalmente porque a escola é feita para suprir as necessidades desse público, então, estar antenado a elas é primordial. ... Assim, se faz necessário que o espaço escolar esteja disponível para a efetiva atuação de todos dentro da instituição.
Como se vê, para instituir uma gestão verdadeiramente democrática, é necessário criar espaços de diálogo e dedicar tempo às pessoas, para que os projetos e as questões do cotidiano da escola sejam cuidados por todos, em prol de uma educação de qualidade.
43 curiosidades que você vai gostar
Este é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar, como: alunos, professores, pais ou responsáveis, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade externa.
Quem deve participar da elaboração do PPP? O processo de construção do Projeto Político Pedagógico pode ser feito de vários modos. Em geral, ele é conduzido pela direção da escola. Um plano bem elaborado dá voz aos membros da comunidade escolar: familiares, professores, alunos e funcionários.
A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo.
De acordo com o autor, a maioria dos problemas deve-se:à pouca experiência democrática;à mentalidade que atribui aos técnicos (e apenas a estes) a capacidade governar e que o povo é incapaz de exercer poder;à própria estrutura verticalizada de nossos sistemas educacionais;
Envolva a comunidade escolar na construção do PPP
Para isso, engajar a comunidade escolar é fundamental para que diferentes perspectivas possam contribuir na construção do documento. Uma das pautas essenciais é construir estratégias que deem voz a todos os envolvidos, sendo: colaboradores, pais, professores e alunos.
Entre eles, podemos citar:a nossa pouca experiência democrática;a mentalidade de que só os técnicos têm capacidade de planejar e governar e de que o povo é incapaz de exercer o governo ou de participar de um planejamento coletivo em todas as sua fases;a própria estrutura do nosso sistema educacional que é vertical;
Ele apresenta algumas condições “facilitadoras” para que o PPP seja bem sucedido: Comunicação eficiente: um projeto deve ser factível e seu enunciado claramente compreendido; ... Um bom referencial teórico: necessário à definição dos conceitos, da orientação política do projeto.
O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.
O Projeto Político Pedagógico, ou PPP, é um documento que garante a autonomia para as instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais, estabelecendo os objetivos do ambiente educacional, podendo incluir desde a proposta curricular até a gestão administrativa no mesmo.
O Projeto Político Pedagógico nasceu após a Constituição de 88, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade. ... O artigo 12 da LDB diz: "Os estabelecimentos de ensino respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica".
O objetivo do planejamento pedagógico é o de gerir o tempo, as pessoas, os materiais e o espaço. Dessa forma, é possível saber tudo que será colocado em execução e como ao longo de todo o ano letivo.
Quem compõe a gestão escolar?Diretor escolar. A função do diretor é, talvez, a mais conhecida por todos. ... Vice-diretor. Algumas instituições de ensino contam com o cargo de vice-diretor. ... Coordenador pedagógico. ... Orientador educacional. ... QUERO FALAR COM UM CONSULTOR.
A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
A gestão educacional envolve todos os processos de uma instituição escolar. Desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição. ... Portanto, é responsabilidade do Estado promover o ensino no país.
A construção do Projeto Pedagógico é um processo que compreende três momentos distintos e interligados: - Diagnóstico da realidade da escola; - Identidade da escola, decorrente do levantamento das concepções do coletivo; - Programação das ações a serem desenvolvidas pelo coletivo.
Quais informações são essenciais para o projeto?identificação da escola;missão da instituição;comunidade e público-alvo;plano de ação;informações sobre o andamento dos projetos de aprendizagem;diretrizes pedagógicas;o relacionamento com as famílias;questões financeiro-administrativas.
Construindo o Projeto Político Pedagógico
Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.
Reconhecimento: conhecer a realidade do aluno, da sua família e da comunidade em que a escola e estes estudantes estão inseridos. Empatia: acolher as diferenças, reconhecendo que cada estudante é único, aprende de uma forma diferente e vive em um contexto próprio.
O entendimento do projeto político-pedagógico neste trabalho, infere-se na própria organização do trabalho pedagógico da escola. Para que se possa construir um PPP é necessário que se inicie focado nos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do trabalho docente.
divulgação por meio de jornais comunitários, associação de moradores ou outros espaços comunitários; debates em salas de aula, organização de atividades culturais centradas na discussão sobre a importância da participação, da democracia na escola, da construção do projeto de escola.
O que é a biopirataria na floresta amazônica?
Por que angiospermas têm fecundação dupla?
Como fazer um apêndice em LaTeX?
Como fazer uma simulação de uma tatuagem?
Como Marx analisa a divisão do trabalho na sociedade capitalista?
Como saber a velocidade que eu estou?
Quem era o principal consumidor da borracha?
O que são rochas sedimentares 6 ano?
Como é feita a justificação de conceitos?
Como saber se o chromecast é verdadeiro?
Como ocorre a educação profissional nos Estados Unidos?
Onde fica o número da conta e agência no cartão?
Como o horário de verão pode ajudar na economia de energia?
Como saber co depósito recursal foi depositado?
O que é aplicação da lei penal no tempo?
Qual a idade mínima para ingressar na Marinha do Brasil?
Como é calculada a pressão arterial?
Porque onde a urina é eliminada do corpo?
Como é feito o cálculo da umidade relativa do ar?
Como ocorre o processo de duplicação Semiconservativa do DNA?