A participação dos membros da comunidade escolar na construção do projeto da escola vai favorecer aprendizagens significativas, porque desenvolvido desta forma permite que as pessoas ressignifiquem as suas experiências, reflitam sobre as suas práticas, resgatem, reafirmem e atualizem os seus valores na troca com os ...
Segundo o prof3 entende que, “o Projeto pedagógico é que define a identidade de cada instituição, indicando caminhos possíveis para a qualidade d ensino prestado, observando a realidade de cada contexto escolar”. O projeto político pedagógico deve ser o norteador do ensino de qualidade que a comunidade almeja alcançar.
Ouvir a comunidade escolar é a principal função de um gestor, principalmente porque a escola é feita para suprir as necessidades desse público, então, estar antenado a elas é primordial. ... Assim, se faz necessário que o espaço escolar esteja disponível para a efetiva atuação de todos dentro da instituição.
Algumas estratégias para a Mobilização da comunidade escolar: elaboração de um livreto ou jornal (com imagens, dialogado) sobre o PPP, sua importância para a escola e a necessidade da participação de todos (pode-se, por exemplo, mobilizar estudantes para a elaboração do mesmo);
Para que a construção do projeto político pedagógico seja possível, não é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais ou mobilizá-los de forma espontânea, mas propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente.
19 curiosidades que você vai gostar
O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento de construção coletiva da identidade da escola pública. É o que une todos os segmentos e setores de uma unidade de ensino, pois traduz a própria organização do trabalho pedagógico em suas especificidades, níveis e modalidades.
Podemos observar que os autores associam a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico ao modelo de gestão democrática. Além disso, ambos entendem que ele é um documento norteador do trabalho escolar, cujo objetivo principal é melhorar a qualidade da educação.
Confira abaixo as 20 dicas para mobilização da comunidade escolar:Dotar de significado a reunião. ... Modos ampliados de divulgação. ... Garantia das condições de participação. ... Estabelecimento de um canal permanente de comunicação.
Para trabalhar essa questão, é necessário promover debates sobre o tema, mostrando que todos têm problemas e precisam de acolhimento. Além de incentivar a imaginação para fazer os alunos compreenderem diferentes contextos e situações de vida.
Envolva a comunidade escolar na construção do PPP
Para isso, engajar a comunidade escolar é fundamental para que diferentes perspectivas possam contribuir na construção do documento. Uma das pautas essenciais é construir estratégias que deem voz a todos os envolvidos, sendo: colaboradores, pais, professores e alunos.
Elas têm por finalidade fazer funcionar a gestão democrática no ensino público, ou seja, fazer com que seja pensado e decidido coletivamente as propostas de caráter educacional. São instâncias colegiadas: a APMF, o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil.
A importância de escutar a comunidade escolar para retomada das aulas presenciais. No atual cenário da pandemia da Covid19, a comunicação entre a instituição de ensino e a comunidade escolar se tornou primordial para garantir o ensino-aprendizagem dos estudantes e integrar pais, alunos, professores e gestão.
Um dos principais pontos desse modelo é promover um maior engajamento entre a instituição e a comunidade escolar, trazer os pais e familiares para dentro desse ambiente e oferecer um espaço para que as suas vozes sejam ouvidas, sempre em busca de melhorias na escola como um todo.
É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.
Comunidade e escola precisam criar através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.
Para conhecer melhor a comunidade, é preciso criar uma rede de contatos: visite eventos locais, frequente estabelecimentos próximos e conheça seus vizinhos. Quanto mais pessoas na região você conhecer, melhor! Para começar a conversar com seus vizinhos, asse alguns bolos ou biscoitos e se apresente.
Refere-se aos segmentos que participam, de alguma maneira, do processo educativo desenvolvido em uma escola. Na maioria dos casos em que a expressão é mencionada, agrupa professores, funcionários, pais e alunos.
Diversos tipos de comunidades existem tanto no cara-a-cara do mundo vizinhanças, clubes e associações dos seres humanos e as comunidades do mundo virtual da Internet.
6 dicas para incentivar os alunos a estudarCrie uma boa relação com os alunos. ... Identifique e respeite a individualidade de cada um. ... Ofereça tarefas desafiadoras. ... Estimule a curiosidade. ... Use a tecnologia para engajar os alunos. ... Planeje seus discursos para atrair a atenção.
O líder precisa ter e ou desenvolver habilidades que permitam conhecer bem seus liderados, identificando seus potenciais e suas fragilidades, assim como qualidades, saber ouvir, dar e receber opinião influencia o desenvolvimento da sua equipe, promovendo mudanças que estimulam o seu crescimento.
Confira a seguir quais são os melhores métodos para essa missão!Usar a tecnologia nas atividades escolares. ... Desenvolver novas metodologias. ... Realizar projetos colaborativos. ... Valorizar as competências. ... Aplicar a gamificação em sala de aula.
O objetivo do projeto Coopero por um Mundo Melhor é conscientizar para a capacidade que temos de multiplicar nossas forças quando agimos juntos, chamando atenção da sociedade para a força da cooperação e do cooperativismo. ... Com a associação em cooperativas, ele é possível.
busca a transformação da realidade social, econômica, política ... exige e articula a participação de todos os sujeitos do processo educativo: professores, funcionários, pais, alunos e outros para construir uma visão global da realidade e dos compromissos coletivos.
A construção coletiva se apresenta como idéia-força capaz de articular as singularidades, num esforço propiciador da potencialização dos indivíduos, elevando-se ao autêntico processo de sua humanização e libertação criadoras.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Quanto preciso para morar fora do Brasil?
O que pode se apresentar a matéria?
O que é uma metodologia de um trabalho?
Como funciona As notas da Estácio EAD?
Quanto tempo de resguardo depois do parto normal?
Quem criou o termo aromaterapia?
Quantas carteiras de cigarro vem em uma caixa?
Qual é a fonte de energia solar?
Como tirar carteira de trabalho pela primeira vez em Manaus?
Para que serve argamassa quartzolit AC3?
Como transformar 150 em horas?
Por que o Krystian do Now United saiu?
É verdade que Marina Ruy Barbosa se separou?
Quantas pessoas são cegas no mundo?
Por que Hiroshima e Nagasaki são habitáveis e Chernobyl não *?