Não! a Cárie dentária não é uma doença transmissível, nem de um dente para o outro e nem de pessoa para pessoa. As bactérias são transmissíveis, mas a doença cárie é multifatorial, ou seja, depende de vários fatores para ocorrer.
Comumente interpretada como resultado de uma escovação inadequada e pela ingestão de sacarose (açúcar), a cárie também pode ser transmitida por um simples contato salivar.
E sobre a dúvida de quanto tempo a cárie demora para destruir o dente, esse processo varia muito, mas geralmente leva meses ou anos. Dessa forma, se as bactérias tiverem infectado a polpa interna, nesse caso o dente vai precisar de um tratamento de canal, um processo mais complicado.
Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.
Se você não dá a devida atenção à higiene bucal, pode pegar – e transmitir – cárie através do beijo. Para evitar pegar a bactéria alheia, capriche na escovação e não abra mão do fio dental diariamente, assim você fortalece a imunidade bucal e as bactérias não encontrarão um ambiente propício ao desenvolvimento.
42 curiosidades que você vai gostar
A bactéria é encontrada na placa dentária da pessoa infectada podendo ser transmitida através do beijo. Porém, estudos indicam que só é possível a transmissão de adulto para criança.
“Quando ocorre a cárie, o mau hálito pode acontecer por causa da quantidade de bactéria e restos alimentares e da fermentação dessas bactérias”, esclarece a profissional. Além do mau hálito, a cárie pode apresentar outros sintomas, desde dor até a quebra do dente acometido.
Parte 1 de 3: Cuidando de uma cárie naturalmente. Consuma mais vitamina D. A vitamina D é benéfica para a saúde dos ossos, pois acelera o metabolismo do cálcio e induz a produção de catelicidina, um peptídeo antimicrobiano que ataca as bactérias causadoras das cáries.
COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. ... ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ... USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ... EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ... FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO. ... DOR E SENSIBILIDADE DENTAL. ... PERDA DA FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. ... DENTES DANIFICADOS.
Embora uma cárie possa levar entre 2 e 3 anos a penetrar no esmalte, num só ano pode passar da dentina à polpa e inclusive afectar uma área muito maior. Por isso, a cárie da raiz que se inicia na dentina pode destruir em pouco tempo grande parte da estrutura do dente.
Quando a cárie ultrapassou as camadas superficiais do dente e chegou à polpa, a única saída é fazer o canal, em que nervos são retirados e o conteúdo interno é substituído por um material inerte.
Com o tempo, o dente pode se decompor até a raiz. Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.
O principal é o estilo de vida. Comer muito açúcar e não escovar o dente são, sem a menor sombra de dúvida, os grandes culpados pelas cáries. Como a placa bacteriana é o estopim que leva à cárie, dificilmente alguém que se alimente de maneira equilibrada e tenha uma boa higiene desenvolverá a encrenca.
8 formas para acabar com o mau hálitoEvitar ficar mais de 3 horas sem comer. ... Escovar os dentes após as refeições. ... Evitar consumir alho ou cebola crua. ... Beber água ao longo do dia. ... Usar o fio dental. ... Escovar a língua. ... Utilizar enxaguantes bucais. ... Consultar o dentista regularmente.
A Mayo Clinic lista os sintomas de cárie dentária como dor de dente, sensibilidade dentária e dor ao morder ou comer alimentos doces, quentes ou frios. Você também pode ver buracos nos dentes, e eles podem estar manchados de branco, marrom ou preto.
A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.
Não é recomendável que haja contato bucal se o dente está aberto e sem canal tratado, deve se concluir o canal e fechar o dente com curativo provisório para evitar contaminação do parceiro e do próprio canal do dente. Abraço Fraterno!
Mantenha uma higiene bucal correta e frequente
Além da escovação com creme dental, uso de enxaguantes bucais e fios-dentais sempre ao acordar, após as refeições e antes de dormir, outros cuidados podem ser incorporados a essa rotina para garantir resultados mais efetivos, como uma limpeza específica para a língua.
10 passos para ter a boca preparada para um beijoEscovar corretamente os dentes. ... Utilizar o fio dental diariamente. ... Prevenir o mau hálito. ... Minimizar o consumo de açúcar. ... Visitar o seu dentista. ... Evitar o hábito de fumar. ... Prevenir as manchas nos dentes. ... Empregar o flúor na higiene oral.
Enquanto na minha infância quase todo mundo tinha cárie, hoje, felizmente, ela se manifesta em menor intensidade e em muito menos gente. No entanto, talvez porque ainda esteja fresco em nossa memória que a maior parte da população convivia com ela, acreditamos que ter o problema é normal.
Se não for tratada, a cárie lesiona a camada da dentina, provocando dor e sensibilidade. Mais: o indivíduo mastiga menos e sabota a digestão. Em estágio avançado, ataca a polpa dentária, tecido mole com nervos e vasos sanguíneos, causando infecção.
Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie. Além disso, em caso de uso de gel, o dentista limpa o dente com uma cureta ou raspa a área com um motorzinho.
Sintomas de cárieDor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;Presença de furinhos em um ou mais dentes;Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;Sensibilidade ao tocar num dente;Gengiva inchada e dolorida.
Dor de dente prolongada, sensibilidade à alimentos quentes ou frios, dor pulsante, sensibilidade durante a mastigação e dor irradiada para outros dentes. Estes são os sinais de que você precisa de um tratamento de canal.
Sintomas a serem observadosDor de dente. Esse é o indício mais frequente de que o canal do dente precisa ser tratado por apresentar algum comprometimento. ... Dor no maxilar. ... Inchaços. ... Infecções e/ou abcessos. ... Alteração na cor do dente.
Como construir uma linha do tempo online?
Como montar uma empresa de monitoramento 24 horas?
Qual a melhor corrediça para gavetas?
Qual o investimento inicial para abrir uma loja de material de construção?
O que preciso para fazer produtos personalizados?
O que é preciso para abrir uma loja de artesanato?
Como montar uma fábrica de copos descartáveis?
Quanto custa para abrir uma loja de 1 99?
Como montar uma fábrica de sacolas?
Como Instalar fonte Opentype no AutoCAD?
Qual o investimento para abrir uma loja de bebê?
Onde montar uma linha do tempo?
Como criar uma enquete online grátis?
Como tirar acabamento registro?