Um novo estudo, coordenado por investigadores da Universidade de Bristol, descobriu que as abelhas usam padrões de calor, invisíveis para nós, na altura de escolher as flores, foi hoje revelado. ... Em média, esses padrões são 4 a 5ºC mais quentes do que o resto da flor, apesar de poderem ser até 11ºC mais quentes.
Alimentação: pólen e néctar das plantas são o principal alimento das abelhas em todas fases da vida, do nascimento à vida adulta. Portanto, elas sempre visitam as flores em busca de comida. Formação: o corpo das abelhas é revestido de pelos plumosos onde centenas de grãos de pólen se fixam.
Outros experimentos com o treinamento de abelhas revelaram que elas também possuem cores preferidas, sendo o azul a principal delas.
Uma única abelha visita dez flores por minuto e faz em média 40 voos por dia, percorrendo até 12 km e tocando cerca de 240 mil flores. Por ano, um indivíduo chega a produzir 5 gramas de mel. Para produzir um quilo, em grupo precisam visitar 5 milhões de flores. E não são apenas as operárias que trabalham duro.
Chamamos de ornitofilia, as plantas polinizadas por aves, incluindo beija-flores, que são muito frequentes nas flores. ... Tanto as abelhas quanto as plantas se beneficiam do processo de polinização. Para as abelhas, as flores fornecem o alimento, néctar e pólen, além de resinas para a elaboração da própolis.
19 curiosidades que você vai gostar
Entenda a importância das abelhas na agricultura
Você sabe que as plantas precisam ser fecundadas para se reproduzirem, o que ocorre através da polinização. E as abelhas fazem o serviço de polinização de 85% das plantas de importância para a alimentação humana.
Perceba que existe uma relação entre esses insetos e a planta em que ambos lucram. Esse tipo de relação entre duas espécies diferentes e que traz benefícios para ambas é chamada mutualismo. Os animais polinizadores obtêm alimento e a planta se reproduz.
Cada abelha visita cerca de 10 flores por minuto - são em média 40 voos diários, tocando em 4 mil flores. Nesse movimento, ela levam o pólen de uma planta a outra e por isso facilitam a reprodução desses vegetais e são consideradas os mais importantes agentes de polinização.
No caso das abelhas a jornada é semelhante à de um ser humano workaholic. Elas chegam a trabalhar 10 horas/dia durante seis dias para produzir uma quantidade muito pequena de mel. Essa tarefa é dificultada pela própria natureza, já que boa parte do néctar das flores é composto apenas de água.
1. Uma abelha campeira visita 10 flores por minuto em busca do pólen e do néctar. 2. Ela faz, em média, 40 voos diários, pousando em 40 mil flores.
É importante ressaltar que as abelhas não gostam de cores escuras, por isso as roupas utilizadas para fazer a retirada do mel produzido são brancas, para que elas não se sintam ameaçadas.
A pintura das caixas é sempre de cores opacas, pois as cores vivas confundem a visão e atrapalham as abelhas no trabalho. As cores indicadas são: verde escolar, marrom cimento etc. Sempre acrílico. Se for tinta à óleo a caixa poderá ser usada um ano após a pintura, devido ao cheiro forte.
Por influência da temperatura superficial, os valores internos de temperatura foram mais elevados em caixas pintadas com cores escuras, devido ao fato dessas reterem mais o calor o que pode elevar a temperatura interna, diferentemente de cores claras, que refletem mais esse calor.
O corpo das abelhas é recoberto por finos pêlos nos quais o pólen adere quando as abelhas visitam as flores. As abelhas, em seguida, varrem o pólen de seus corpos com o auxílio das pernas e os acondicionam em depressões localizadas nos fêmures das pernas posteriores que recebem o nome de corbículas.
O trabalho de uma abelha na transferência do pólen de uma flor de estrutura masculina para uma de origem feminina, fecundando-a, é conhecido como polinização. ... Assim, voando de flor em flor, as abelhas promovem a reprodução cruzada, gerando frutos de melhor qualidade e mais sementes.
Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu.
As asas das abelhas chegam a bater 180 vezes por segundo.
Durante o voo, as asas das abelhas batem aproximadamente 11,4 mil vezes por minuto, e sua velocidade pode chegar até 25 km/h. Numa viagem para coletar néctar, a abelha chega a percorrer até 6 km, visitando em média de 50 a 1.000 flores por dia.
No dia ensolarado e quente, de meio dia a 3 horas da tarde, milhares de abelhas jovens saem da colméia e fazem o vôo de reconhecimento e aprendem a situar a disposição da colméia.
A sociedade é uma relação ecológica harmônica intra-específica. Na maioria das espécies de abelhas, esta forma de organização é altamente concisa, havendo divisão de atividades entre os organismos que possuem diferenciações anatômicas de acordo com a função que realizam, geralmente acompanhando o dimorfismo sexual.
As abelhas vivem em sociedade. Sociedade: é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie vivem em grupos caracterizados pela divisão de trabalho. Na sociedade não há união física entre os organismos, e os indivíduos trabalham de modo cooperativo. As abelhas são animais que vivem em sociedades.
Elas buscam alimentos em flores, e em uma única viagem visitam dezenas de flores de uma mesma espécie viabilizando sua fertilização. Este comportamento - a polinização, é de alta importância agrícola, pois as abelhas são responsáveis por 33% da produção agrícola mundial.
As culturas que foram citadas como sendo polinizadas por abelhas pertencentes a essa família são pimentão, tomate, algodão, jurubeba, berinjela, morango, camu-camu e acapu.
Como organizar entrada e saída de uma empresa?
Como consertar a galeria do celular?
Quando e onde Isaac Newton morreu?
Como organizar listas no Python?
Quanto de dinheiro tem que dar no Monopoly?
Como guardar e organizar fotos?
Como fazer o pen drive para formatar?
Como organizar minha gaveta de maquiagem?
Como vender treinamento para empresas?
Como formatar HD externo para Xbox One no PC?
Como colocar os aplicativos em ordem?
Como formatar Celular Multilaser MS50L desligado?
Como oficializar pagamento de pensão alimentícia?
Como você organiza o seu material escolar?
Como se forma o ataque no voleibol?