O bebê começa a se mexer cedo, mas você só irá senti-lo mais tarde, a partir da 16ª semana de gestação. Sentir o bebê mexer na barriga é mágico e delicioso. Mas se você está no início da gestação, terá de esperar um pouco por esse momento marcante.
A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez. Porém, na segunda gravidez, é normal a mãe sentir o bebê mexer mais cedo, entre o final do 3º mês e o início do 4º mês de gestação.
O que pode começar com pequenos choques passando pela sua barriga, pode mudar para uma sensação como se tivesse bolhas estourando aqui e ali, e depois se torna algo mais nítido, quando você saberá com certeza que "opa, ele está chutando!" Às vezes, você também vai sentir o bebê soluçando.
Algumas maneiras de estimular o bebê ainda na barriga são:Tocar ligeiramente na barriga. ... Colocar fones de ouvido na barriga. ... Contar histórias para o bebê ... Fazer exercícios na água. ... Pegar sol todos os dias.
Então, podemos dizer que o bebê se mexe desde muito cedo, logo no primeiro mês de gravidez. A pergunta com quantos meses o bebê mexe, vem geralmente na primeira gestação, porque a diferença entre o bebê mexer e a mamãe senti-lo é bastante grande. Como dito acima, o bebê começa a se movimentar muito cedo.
17 curiosidades que você vai gostar
Os bebês se mexem dentro da barriga por reflexo ou em busca de uma nova posição, já que mesmo dentro do útero podem se sentir desconfortáveis em alguns momentos. Sentir os movimentos do bebê no útero pode ser o momento mais aguardado pela família.
Normalmente a mulher consegue sentir o bebê mexer nitidamente pela primeira vez por volta da 18º a 21ª semana de gestação. Antes desse período os movimentos do bebê mais parecem umas tremidinhas, às vezes umas borboletas voando pelo abdômen.
Para os bebês, comprimir o útero pode ocasionar dificuldade em receber nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical ou placenta e em casos mais graves, pode contribuir para um parto prematuro.
Não se assuste se lhe parecer que o seu bebé mexe menos, o espaço é que é menor! Entretanto, apesar de o seu filho continuar muito activo, é possível que os seus movimentos comecem a diminuir ou fiquem menos vigorosos, pois ele está cada vez mais apertado.
A sensação de barriga tremendo ocorre, principalmente, em pessoas com tendência a formar excesso de gases, mas também é comum durante a gravidez, no período menstrual e nos casos de síndrome do intestino irritável. Todas essas são situações podem ser resolvidas de forma simples e não oferecem riscos de vida.
O bebê que mexe muito na barriga é saudável sim! Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.
Na primeira gestação, você vai demorar um pouco mais para sentir os chutes e mexidas do seu bebê. Por volta da semana 18 ou 20, pode perceber vibrações suaves em sua barriga. No início, sente as movimentações do bebê como ar ou gases, ou como uma sensação de bolhas estourando ou ondulações.
Ao final do 3º mês, o bebê mede cerca de 7,4 centímetros e a placenta já está completamente formada. A barriga da mulher começa a aparecer, os enjôos matinais geralmente não são mais tão frequentes e as mamas ficam cada vez mais volumosas, o que aumenta o risco de ficar com estrias.
Na grande maioria dos casos em que o bebê fica parado, é porque ele está recebendo menos oxigênio do que o necessário. Quando isso acontece, o pouco que ele recebe é direcionado para órgãos mais nobres. Os menos importantes, como a estrutura muscular, se ressentem e por isso a criança se mexe menos.
Mas lembre-se: “No final da gravidez, o espaço físico dentro do útero vai diminuindo e limitando tal movimentação”, explica. Agora, se observar que o bebê está se mexendo muito pouco e a barriga está mais baixa do que antes, é sinal de que ele está se preparando para nascer.
De 36 até 40 semanas
Nas últimas semanas da gravidez, os movimentos diminuem ainda mais, junto com o crescimento do bebê. Isso é absolutamente normal. Mesmo assim, se algo estiver preocupando vocês, vale conversar com seu médico.
Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
Posição do Bebê
Neste momento o bebê pode estar simplesmente com as costas para um lado, e as mãozinhas e pezinhos para o outro, dando a impressão de que a barriga foi toda para um lado só. Por isso é comum nos fóruns de gestantes muitas indagações sobre a barriga de grávida.
A mãe ainda não consegue sentir os movimentos do bebê. Mas isso não quer dizer que ele não se mexa. Na 8ª semana de gestação, ele está desenvolvendo-se a todo vapor. Sua musculatura começa a formar-se, mas por ser tão pequenininho seus movimentos ainda não conseguem ser identificados pela mãe.
O principal motivo para a barriga tremendo são os gases intestinais, que se movimentam no interior do abdômen. A própria gravidez pode propiciar o aumento dessas flatulências. É possível que você também sinta a barriga inchada, sintomas de azia e dores abdominais.
A maioria das mulheres sente os primeiros movimentos entre as semanas 16 e 20 da gestação, e este é um momento muito especial. Talvez você sinta o bebê mexer um pouco mais cedo ou mais tarde. Não se preocupe se não sentir os primeiros movimentos logo.
Dr: A movimentação fetal é um bom sinal de que o bebê está saudável. Entre a 20ª e a 24ª semanas, é muito comum que ele esteja sentado, com os pés em contato com a região pélvica da mãe, fazendo pressão sobre a bexiga e a parte superior da vagina.
A agitação noturna parece ser mesmo real. "Uma série de estudos com ultrassonografia e estudos com animais mostraram que o feto tem um padrão circadiano que envolve movimentos aumentados à noite, e isso provavelmente reflete o desenvolvimento normal", afirma o pesquisador.
Desenvolvimento Fetal: Durante o terceiro mês de sua gravidez, a área genital de seu pequenino começará a se formar e os reflexos de sucção e do ato de engolir surgem. O desenvolvimento sensorial também continua: seu bebê começa a conseguir ouvir alguns sons do mundo exterior e começa a se tornar sensível à luz forte.
A crise dos três meses do bebê é marcada por um de seus momentos evolutivos. Nesta fase, o pequeno começa a mamar menos, chorar muito mais e há diminuição de seu ganho de peso. Esse período pode deixar os pais de cabelo em pé, porém é uma etapa completamente normal da vida do bebê.