Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, foi um polímata nascido na atual Itália, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
Leonardo da Vinci faleceu no Castelo de Cloux, Amboise, França, no dia 2 de maio de 1519.
Um dos maiores expoentes do Renascimento, movimento cultural, intelectual e artístico que representou a transição entre a Idade Média e a Modernidade, Leonardo da Vinci viveu seus últimos anos na França e provavelmente morreu de derrame cerebral aos 67 anos.
Da Vinci foi pintor, cientista, engenheiro e arquiteto, entre outras funções. Ele era filho ilegítimo de um tabelião, nasceu na cidade de Vinci, na região da Toscana, na Itália, em 1452. Morreu em Amboise, na França, em 1519. O gênio italiano nunca se casou, nem teve filhos, mas teve, pelo menos, 22 meios-irmãos.
Leonardo da Vinci, reconhecido como um dos mais completos artistas de todos os tempos, era um pintor que, além de obras de artes, com pinturas muito famosas e mais reproduzidas pelo mundo todo, também utilizava sua genialidade e talento no ramo da medicina, engenharia, arquitetura e física.
26 curiosidades que você vai gostar
Leonardo da Vinci tinha uma visão aristotélica do mundo, o que equivale a dizer que valorizava, acima de tudo, a investigação e a observação da natureza. As especulações sobre o envolvimento de Leonardo da Vinci com magia possivelmente têm origem no uso que ele fez de alguns símbolos pagãos em suas obras.
Leonardo Da Vinci fez por merecer o título de mais versátil artista de que se tem notícia. Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios, cuja mente será sempre objeto de admiração.
Traz à tona este dilema – cru e cruel – diante do construído e abandonado. Se alguma vez fez algo por si foi por obsessão (e resistência). “Essa obsessão está aí, em Leonardo e em mim. É algo alheio a você.
Ele nasceu em 15 de abril de 1452, na Vila de Vinci na Toscana, na Itália. Leonardo era filho da camponesa Caterina Lippi e do tabelião Piero da Vinci, que não eram casados. Foi educado por pessoas próximas, como a madrasta e a avó.
Estudiosos italianos anunciaram hoje (21/06) a descoberta da primeira pintura do gênio Leonardo da Vinci. Datada de 1471, é uma obra feita em um ladrilho quadrado de terracota que retrataria o Arcanjo Gabriel, mas também seria um autorretrato de Da Vinci.
Vasari escreveu, em epitáfio destinado ao artista, que Leonardo morreu “sobre o peito de um rei”, dando origem à lenda de que o artista morreu nos braços de Francisco I.
Entre seus feitos estão o mapeamento da região – numa época em que mapas eram extremamente incomuns – e o desenvolvimento de tecnologias para abastecimento de água e defesa da cidade. Contudo, as maiores demonstrações de genialidade deixadas pelo renascentista foram os seus chamados “cadernos de notas”.
Sobre Leonardo da Vinci, é correto afirmar que: Foi um importante governante italiano que patrocinou vários artistas e cientistas do período renascentista. Foi o mais importante escultor e poeta do Renascimento Italiano. ... Vários artistas italianos se destacaram no Renascimento Cultural.
Disse Condivi que a primeira obra acabada de Michelangelo foi a pintura Santo Antônio Abade atormentado por demônios a partir de uma gravura de Martin Schongauer, tão bem feita que teria suscitado a inveja de Domenico.
Eles faziam desenhos com carvão deixando marcas nas cavernas por onde passavam. Recente descoberta feita na Espanha descobriu-se as que as pinturas mais antigas descobertas até hoje, feitas por seres humanos, foi feita há mais de 42.000 anos.
O sfumato é uma técnica artística usada para gerar suaves graduações entre as tonalidades, é comumente aplicado em desenhos ou pinturas. ... Leonardo da Vinci descreveu o sfumato como: “sem linhas ou fronteiras, na forma de fumaça ou para além do plano de foco”.
Além de ser um excelente pintor, Leonardo da Vinci também foi um grande inventor do período do Renascimento. Porém, vale ressaltar que muitas de suas invenções ficaram apenas no projeto (design ou modelo físico), pois não havia tecnologia, no final do século XV e começo do XVI, para produzir suas invenções.
Como é o final de um lugar silencioso?
O que fazer com a família do marido?
Como ser uma pessoa meiga e delicada?
Como ocorre a pressão exercida pelos líquidos?
O que fazer para comemorar bodas de porcelana?
Como se comportar como uma pessoa de classe?
Como se manter forte diante das adversidades?
Quantos quilos de tomate por hectare?
Como usar o tubo endotraqueal?
Como fazer para me tornar uma mulher rica?
Qual é a base de cálculo e a alíquota do imposto sobre a importação II?
Como se comemora o Halloween no mundo?
Como se comporta a solução tampão frente às alterações do pH?
Qual a vida útil de um motor a diesel?
Qual o número fracionário que representa o número 3 4?