A licença-maternidade poderá ocorrer a partir do 8º mês da gestação, entre o 28º dia antes da data provável do parto e o dia da ocorrência deste, com duração de 120 dias, sem prejuízo do emprego, dos salários e dos demais benefícios.
A licença começa a contar a partir do momento em que a mulher se afasta do trabalho. Esse afastamento pode ocorrer até 28 dias antes do parto ou a partir do nascimento do bebê. Em caso de adoção, guarda com intenção de adoção ou aborto, a licença começa a contar a partir da data do ocorrido.
A partir do momento da gravidez, a gestante não pode ser desligada da empresa sem justa causa. Esse benefício é garantido desde o início da gestação, até 120 dias após o parto, sem prejuízo do emprego e do salário.
O afastamento pode ser requisitado a partir de 28 dias antes do parto ou até 92 dias após o nascimento do bebê. Mas você sabia que desde abril de 2020, ficou estabelecido através de decisão do Supremo Tribunal Federal que a licença-maternidade deve contar após a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido?
Já para as contribuintes individuais e facultativas, o salário-maternidade tem um valor baseado na soma dos últimos 12 salários. Contudo, nos demais casos o benefício fica igual à um salário-mínimo. Aliás, não há benefício inferior a este valor.
21 curiosidades que você vai gostar
Contudo, para o final da gestação, a maneira de como dar entrada na licença-maternidade é a mesma. A CLT estipula que 28 dias antes do prazo do parto a funcionária gestante deve comunicar à empresa, para que seja reunida toda a documentação e, então, encaminhada para o INSS.
Por exemplo, se a nova mamãe ficar 120 dias afastada, o que equivale a mais ou menos quatro meses, ela deve receber quatro salários. No caso do aborto espontâneo com menos de 23 semanas, a mulher tem direito a 14 dias de afastamento, sendo assim, irá receber 14 dias de benefício em uma única parcela.
Novo grupo de mulheres ganha direito a licença maternidade por 6 meses. A licença maternidade é um direito de toda mulher que trabalha de carteira assinada ou é Microempreendedora Individual (MEI). A duração da licença é de 120 dias, mas há a possibilidade de prorrogação.
O texto aprovado inclui as medidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). "A proposta altera a legislação trabalhista e, portanto, o ônus da licença-maternidade estendida será da própria empresa, ao contrário do que ocorre no período de 120 dias, cujo ônus é da Previdência Social", explicou Jandira.
Como usar Picture-in-picture YouTube?
Qual a diferença entre religiosidade popular e erudita?
Qual o objetivo do ensino da arte na escola?
Como surgiu a profissão dos dentista?
Como ocorreu a Revolução Científica?
Como foram construídas as pirâmides do Egito antigo?
Quando e como surgiu o relógio?
Qual foi a morte de Brandon Lee?
Como foi descoberto a maniçoba?
Quando foi descoberta a vacina da poliomielite?
Quem descobriu o elemento vanádio?
Onde e como foi criado o Flag Football?
Como foi o caso da grávida de Taubaté?
Quais produtos eram procurados pela população para o tratamento da gripe espanhola?
Qual é a origem do nome do Estado de Minas Gerais?