A Idade da Terra é calculada na casa dos bilhões de anos por intermédio da datação radioativa do Urânio. De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos.
A Idade da Terra é de 4,54 mil milhões (no Brasil, bilhões) de anos (4,54 x 109anos ± 1%).
Nossa casa no Universo é um dos quatro planetas rochosos no sistema solar e o único que conhecemos até hoje que abriga a existência de vida. Hoje os cientistas sabem com relativa precisão que o nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos. Mas como é possível chegar a este número? Saiba mais...
Sobre a origem da Terra
A Terra surgiu há cerca de 4.5 bilhões de anos, juntamente com o sistema solar, que foi originado a partir da nuvem primordial. No centro dela, a concentração de matéria fez surgir o Sol e em torno da nuvem havia corpos menores, que deram origem aos planetas e planetóides.
Se analisarmos somente a superfície terrestre, sim, podemos chamar a Terra de Planeta Água. Afinal, de todo o extrato superficial, a água representa 70%, enquanto o continente representa, em média, 30%.
21 curiosidades que você vai gostar
Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.
Bombardeada por meteoroides, a Terra ficou repleta de ;cicatrizes;, mas, ao longo de milhares e milhares de anos, a superfície do planeta foi sendo moldada, de forma que algumas crateras ainda existem, mas não predominam mais. Durante quase 1 bilhão de anos, gases, água e metais foram a composição básica da Terra.
Marcos evolutivos da história da humanidade:
- Há 400 mil anos: os neandertais (nossos primos evolutivos) começam a surgir e a se deslocar pela Europa e Ásia. - De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.
A verdadeira idade do universo é um dos assuntos mais debatidos pela comunidade científica. Por meio de tecnologias avançadas e muita observação, especialistas indicam que sua formação ocorreu após o Big Bang, há cerca de 13,5 bilhões de anos.
De acordo com o site Time and Date, o planeta Terra registrou essa variação 28 vezes no ano passado. Por esse motivo, 2020 foi o ano mais curto desde 1960. O dia mais curto desde 1960 foi 19 de julho de 2020. Nesse dia, a Terra girou 1,4602 milissegundos mais cedo do que o normal.
O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés. As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.
Atualmente, a hipótese científica mais aceita é de que a espécie humana moderna (Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos e de lá se dispersou para outras regiões em várias ondas migratórias.
As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.
O surgimento da vida humana se deu no Cenozoico, era na qual nos encontramos. O período atual é denominado quaternário. A tabela geológica é a sistematização do tempo geológico, resumindo suas principais subdivisões e eventos.
Tais mudanças podem ocorrer de fatores internos, como a energia do núcleo, ou fatores externos, como chuvas, processos erosivos, ação humana. A formação do Sistema Solar foi resultado de um colapso entre grandes estrelas, o que gerou uma grande junção de energia.
1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, nesse período o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.
O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de rotação.
A forma da Terra se assemelha mais a um elipsóide, o raio equatorial é aproximadamente 23 km maior do que o polar, devido ao movimento de rotação em torno do seu eixo (Figura 1). ... O modelo que mais se aproxima da sua forma real, e que pode ser determinado através de medidas gravimétricas, é o geiodal.
Essas e muitas outras constatações comprovam que o planeta possui formato esférico, com os polos achatados. A Terra mantém um movimento de rotação com velocidade de 1645 km/h e gira ao redor do Sol, estrela que nos fornece luz e calor.
Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.
Há evidências de que as superfícies das luas geladas de Europa, Ganimedes, Calisto, Titã e Encélado são conchas que flutuam em oceanos muito densos de água em estado líquido ou água-amoníaco, o nosso planeta Terra é chamado frequentemente o planeta oceano posto que está coberto por 70% de água.
Como ocorreu o apocalipse zumbi?
Como começar um E-mail para uma pessoa desconhecida?
Como saber o nome das notas do violão?
Como invocar cavaleiros Saint Seiya?
Onde são feitas as provas do Encceja?
Como saber IP da rede pelo celular?
Quando não aparece o nome da pessoa no WhatsApp?
Como saber o e-mail de uma pessoa no Skype?
Como ver o nome do banco de dados?
Como usar dolomita para os dentes?
Como um estudante pode investir?
Como acessar as configurações de LAN do roteador?
Como usar minha centrífuga Britânia?