A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente. Esse processo acontece de maneira inconsciente e simbólica, sendo de grande relevância para o processo de cura.
A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura. ... O manuseio da transferência é a parte mais importante da técnica de análise.
A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.
Em 1912, através de sua obra “A Dinâmica da Transferência”, Freud aprofundou os seus estudos sobre a transferência, classificando-a em dois diferentes tipos: a transferência positiva e a transferência negativa.
O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.
44 curiosidades que você vai gostar
O sujeito faz sintomas para atender às determinações desse Outro, evidenciando sua posição subjetiva frente ao que o determina, no campo do Grande Outro da linguagem. Nessa via, trabalha-se em uma análise com vários elementos para apontar a posição subjetiva daquele que nos vem falar.
Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.
A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...
A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.
O que é bom para estimular o colágeno da pele?
Como se chama uma pessoa jovem?
Qual a metodologia utilizada pelos jesuítas na regência das aulas?
Quais são os costumes dos indianos?
Quanto tempo para formar um boi?
Como as doenças degenerativas são classificadas?
Quanto tempo demora para um chá ficar pronto?
Pode colocar panela de cerâmica na geladeira?
O que é o suplemento de um ângulo?
Qual é o maior girl group do mundo?
Como ler linha específica TXT Python?
Como saber quais vídeos estão em alta no Instagram?
O que é retórica qual a sua importância?