A ciência é infinda mas limitada. Além dos limites internos – regras, axiomas, leis, teoremas, etc. – e outros impostos pelos instrumentos e técnicas de medida, os limites mais importantes são de natureza ética, política e económico-financeira.
É preciso não esquecer que o progresso científico deve ser acompanhado de progresso moral, político e social. Assim, princípios éticos devem nortear qualquer experiência. Nenhuma pesquisa científica pode ser considerada desvinculada de suas aplicações práticas e de conseqüências sociais.
A Ciência limita o seu campo de estudo aos fenômenos regulares e busca classificá-los. Desta maneira está apta a formular enunciados generalizadores – as leis científicas – que explicam estes mesmos fenômenos. Exemplo: chuva.
Todo o conhecimento é ao mesmo tempo local e total — sendo bastante recomendável pensar globalmente para agir localmente. Também se observa uma maior personalização do trabalho científico onde a dimensão subjetiva ganha prioridade em detrimento à objetividade, bem ao contrário do que tem exigido o modelo dominante.
Mas em última análise, são os indivíduos que devem fazer julgamentos morais. ... Leia mais em A ciência e a moralidade. A ciência não faz julgamentos estéticos. A ciência dá-nos a conhecer a frequência de uma nota musical e permite-nos compreender como é que os nossos olhos transmitem a informação sobre a cor ao cérebro.
32 curiosidades que você vai gostar
Hegel definiu a estética como a ciência que estuda o belo, conferindo à estética a categoria de ciência filosófica.
A publicação argumenta que, com mais investimentos em pesquisas, antigos e recentes problemas que assolam a população mundial, como epidemias e mudanças climáticas, podem ser resolvidos. ...
Sendo tão poderosa, a ciência desconheceria limites. No entanto, há diversos sentidos em que se pode dizer que o conhecimento científico é limitado. ... Há, porém, outra classe de limites que não são contingentes, e sim intrínsecos ao próprio conhecimento científico. São limites em princípio incontornáveis.
Extremamente valorizado e reconhecido, o conhecimento científico tem que ser comprovado a partir de experimentos e procedimentos de verificação. ... É por isso, que o conhecimento científico exige que seus resultados sejam comprovados de forma quantitativa, o que ajuda a entender por que os fenômenos existem ou acontecem.
Os “Limites” da Ciência. ... Dizem que a ciência não pode se considerar “o único bastião da realidade” ou da verdade e que precisa reconhecer seus limites. Recomendações louváveis, mas que são anacrônicas ou dirigidas ao destinatário errado.
O conhecimento científico é um poder que permite fazer o bem e o mal, mas não vem com instruções de uso. Esse poder tem valor evidente, ainda que o poder possa ser negado pelo que se faz. Aprendi um modo de exprimir esse problema humano comum numa viagem a Honolulu.
A filosofia da ciência é o campo de estudos filosóficos focado na compreensão, no questionamento e no aprimoramento dos processos e métodos científicos, buscando sempre garantir os fundamentos para que o trabalho científico ocorra da melhor forma, proporcionando um conhecimento que seja indubitavelmente confiável.
É um conhecimento limitado pois "não é sistemático, nem eficiente e não permite identificar conhecimentos complexos ou relações abstratas" (Gressler, 2003: 27). ... E, mais adiante, levantam outro conjunto de características dessa forma de conhecimento: valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível e inexato.
A ética, quaisquer que sejam os adjetivos que se lhe agreguem, está sempre referida ao reconhecimento de limites às possibilidades. A idéia de que o possível não se autolegitima pertence à essência do agir ético, que pertence às entranhas do próprio ato de filosofar. Nesse sentido, ética é limite.
A evolução tecnológica do século XX não teve precedentes na história da humanidade. ... Os atuais limites éticos estão sendo ultrapassados diante do veloz progresso científico e tecnológico. Uma nova reflexão é necessária, o homem precisa de limites para a sua técnica, aparentemente, sem limites.
Os pontos éticos na avaliação aproximam as regras mínimas de proteção aos direitos fundamentais dos indivíduos, motivo pelo qual estudos cientificamente inadequados não devem ser aprovados. Também não serão passíveis de aprovação determinados experimentos que possam expor os participantes a riscos desnecessários.
Conhecimento científico é a informação que analisa os fatos cientificamente comprovados. Sua base está na filosofia da ciência, em que todas as suposições, teorias e hipóteses passam por um processo de comprovação através de uma série de pesquisas e experimentos.
A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. ... Por isso, é indiscutível a importância da pesquisa científica no país atualmente: melhorar a vida em sociedade. Propulsionando, consequentemente, o desenvolvimento nacional.
O método científico é um conjunto de regras para realizar uma experiência, com o objetivo de produzir um novo conhecimento ou atualizar e integrar conhecimentos existentes. Essas regras são necessárias para eximir a pesquisa da subjetividade dos pesquisadores.
Exemplos de limitações da pesquisa
Problemas com os prazos estabelecidos. Resultados inesperados. Público-alvo das pesquisas não alcançado ou público selecionado errado. Falta de informações ou dificuldade em encontrar algo sobre o assunto.
A elaboração das hipóteses deve ser feita com muita cautela porque é por meio delas que a fase da experimentação será realizada, ou seja, elas serão o ponto de partida da experimentação.
O conhecimento torna-se perigoso nas mãos de especialistas aos quais falta um referencial amplo para visualizarem todas as implicações de seu trabalho. Isto tornou-se evidente, em 1974, quando um grupo de pesquisadores sugeriu uma moratória nas pesquisas que envolvessem manipulação genética.
A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.
O contributo da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.
A ciência afeta nossas vidas pelo menos em três dimensões: social, econômica e intelectual. A ciência pode melhorar nossa vida em sociedade, nos torna mais produtivos, mais competitivos e mais ricos —e, por fim, nos torna seres mais conhecedores da forma de funcionar do universo e da sociedade.
Como saber qual a entrada do meu celular?
Por que as pessoas se expõem nas redes sociais?
Como podemos calcular distâncias inacessíveis?
Quanto custa Uber do aeroporto de Recife a Porto de Galinhas?
Como ser mais segura e autoconfiante?
Qual a dosagem mínima do Puran T4?
Qual a frequência da Vivo na minha cidade?
O que não se deve fazer quando alguém for picado por uma serpente?
Quantos quilômetros tem um raio?
Como saber a data do ultrassom?
Como ser uma professora elegante?
Como achar o percentual de aumento entre dois valores?
Como saber quantos GHz tem o meu PC?
Qual a faixa de frequência do Wi-fi?
Como saber se um número é divisível por 3?
Como saber se o Wi-fi do notebook e 5 GHz?