"A guerra para acabar com a guerra", também "a guerra para acabar com todas as guerras", (em inglês: The war to end war) foi um bordão usado para a Primeira Guerra Mundial pela civilização liberal de então. Originalmente idealista, atualmente é utilizado, principalmente, de uma forma depreciativa.
Muitos políticos acreditavam que essa seria “a guerra para acabar com todas as guerras”: um acerto de contas que resolveria todas as disputas do mundo civilizado. ... Suas conseqüências, como previu Grey, foram duradouras: ao longo de 4 décadas, o mundo não teve paz.
Paris antes da Guerra: um baile popular em julho de 1912. ... Esta ideia era tão arraigada que, quando o continente prontamente se dividiu em dois campos inimigos por conta das políticas de aliança, o conflito foi tratado como “a guerra para acabar com todas as guerras”.
COMO VENCER O ÓDIO CARA A CARAEscolha o melhor momento. Muitas vezes é preciso esperar para dialogar. ... Escute de verdade. ... Pense antes de falar. ... Descreva fatos, não julgue. ... Evite certezas absolutas. ... Expresse seus sentimentos sem violência. ... Busque o terreno comum. ... Abra espaço para as emoções.
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
37 curiosidades que você vai gostar
O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos. Assim sendo, o país limitou-se a fornecer apoio pontual, em colaboração nos combates aéreos e marítimos, bem como no auxílio aos feridos nos campos de batalha.
Confrontam-se dois grupos de países organizados em pactos antagônicos: a Tríplice Aliança, liderada pela Alemanha, e a Tríplice Entente, que vence a guerra, encabeçada pela França.
O problema não é que as principais potências mundiais não se importam. É que elas se importam demais. A Rússia e os EUA têm muita coisa em jogo em cada conflito e as regras da diplomacia lhes permitem, assim como aos outros membros permanentes - Grã-Bretanha, China e França - vetar qualquer ação da ONU.
Significado de Guerra. substantivo feminino Luta armada entre nações ou entre partidos; conflito armado entre povos ou etnias diferentes, buscando impor algo pela força ou para proteger seus próprios interesses. Combate armado; conflito: a manifestação terminou em guerra.
A construção da paz requer apoio internacional contínuo para os esforços nacionais em largo espetro: supervisão do cessar-fogo; desmobilização e reintegração de combatentes; apoiar o retorno de refugiados e de pessoas deslocadas, ajudar a organizar e a monitorizar as eleições de um novo governo, apoiar a reforma do ...
O arquiduque Franz Ferdinand (1863-1914), em cima, foi assassinado em Sarajevo por um nacionalista sérvio. O incidente despoletou a Primeira Guerra Mundial. O conflito expandiu-se rapidamente pelo mundo inteiro, afetando colónias e países aliados em África, na Ásia, no Médio Oriente e na Austrália.
O evento trágico foi resultado das inúmeras causas da Primeira Guerra Mundial. Entre os fatores estão a rivalidade econômica e os ressentimentos guardados por fatos ocorridos no passado, além das questões nacionalistas. O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914.
Sarajevo, 28 de junho de 1914: um atentado torna-se o estopim da Grande Guerra. O herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa, Sofia, a duquesa de Hohenberg, por um jovem nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, integrante do grupo separatista Mão Negra.
A Segunda Guerra Mundial foi o conflito militar mais mortal da história. Um total estimado de 70 a 85 milhões de pessoas pereceram, o que representou cerca de 3% da população mundial de 1940 (est.
A Guerra de Trincheiras foi um tipo de combate terrestre em que as tropas guerreavam de suas respectivas trincheiras. As trincheiras eram longas escavações feitas no chão que serviam de abrigo para as tropas e possuíam proteções feitas com obstáculos, como arame farpado e minas terrestres.
Nas fileiras militares, a guerra deixou 10 milhões de mortos e 20 milhões de feridos. – França: 1,4 milhão de mortos e 4,2 milhões de feridos. – Alemanha: 2 milhões de mortos e 4,2 milhões de feridos. – Rússia: 2 milhões de mortos e 5 milhões de feridos.
O confronto ou a guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos, territoriais, de vingança, ou de posse (quando um grupo deseja algo do outro).
Não se deve confundir tipo de guerra com forma de guerra. As formas de guerra são: guerra com armamento usual; guerra psicológica; guerra econômica; guerra radiológica, nuclear ou radioativa; guerra biológica, bacteriológica ou virótica; guerra cibernética, eletrônica ou informática; e guerra química.
A Guerra Fria foi um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e União Soviética, que começou no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e foi até a extinção da União Soviética em 1991. ... Logo após o inimigo ser derrotado, os antigos aliados se transformaram em adversários, dando início a Guerra Fria.
O plano foi concretizado com o Conselho de Segurança da ONU, incluindo a França.
Desde a sua criação, a ONU é frequentemente criticada pelo excesso de burocracia e pouco impacto na vida das pessoas. Na década passada, um relatório avalizado por líderes mundiais afirmava que a organização falhava gravemente em sua tarefa de ajudar aqueles que mais precisam.
A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.
Embora o objetivo de ambas as alianças fosse diplomáticos - indo ao encontro da manutenção de direitos e promoção de interesses - com elas eclodiu a Primeira Guerra Mundial, resultado dos constantes atritos entre as nações envolvidas.
Foi o acordo militar constituído entre a República Francesa e o Império Britânico e Russo, na primeira década do século XX. Essa aliança visava fazer frente ao sistema expansionista do bloco rival, composto pelos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Italiano, que havia sido composto no ano de 1882.
O resultado foi a formação de dois blocos opostos: Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. Esta uniu-se à Alemanha em represália à França, que frustrara a pretensão italiana de conquistar a Tunísia. ... Tríplice Entente: Inglaterra (ou melhor, Grã-Bretanha), França e Rússia.
Qual a classificação da palavra touro?
Como funciona empresa de reciclagem?
Como separar em sílabas a palavra destruição?
Quais temas Mário de Andrade abordava?
Como separar despesas pessoais das contas da empresa?
Como funciona uma indústria de móveis?
Como separar as sílabas de exame?
Como é o funcionamento de uma calculadora?
Como é feita a extração do óleo de soja?
Que tipo de empresa pode ter sócio?
O que é uma central de água gelada?
Como funciona um moinho de farinha de trigo?