A Caixa Econômica Federal vai liberar mais cinco parcelas em 2021 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o trabalhador que aderiu ao modelo de saque-aniversário.
Neste ano de 2021, o saque emergencial do benefício é uma das medidas que estão previstas pelo governo, desde o ano passado....Para solicitar o saque é preciso:
Como o nome sugere, o saque emergencial FGTS e auxílio emergencial foram habilitados para que o brasileiro atingido pela crise econômica causada pela pandemia de covid-19 pudesse ter acesso a um dinheiro extra. Contudo, na prática, as coisas não têm acontecido bem assim.
Autorizado pela Medida Provisória nº 946 de 20, é o saque a que tem direito todo titular de conta do FGTS com saldo, incluindo contas ativas e inativas, no valor de até R$ 1.045,00 por trabalhador. O saque pode ser feito até 31 de dezembro de 2020.
Como solicitar o FGTS Emergencial? Quem deseja ter acesso ao saque emergencial do FGTS não precisa realizar nenhuma solicitação para receber o benefício. Se o trabalhador possui saldo na sua conta, seja ela ativa ou inativa, o crédito será feito de forma automática quando chegar a data definida no calendário conforme o seu mês de aniversário.
Contudo, na prática, as coisas não têm acontecido bem assim. O benefício que deveria ser emergencial leva meses para cair na conta do cidadão. Tanto para o auxílio para informais e MEIs quanto para o FGTS não só houve atrasos na liberação dos programas, como mudanças e adiamento do calendário.