Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. ... A dúvida no uso de tinha e tinham surge em orações sem sujeito, nas quais o verbo ter atua como um verbo impessoal.
O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.
Quando substituímos o verbo haver pelo verbo ter, esse último carrega a característica impessoal do primeiro. Assim, temos: Tinha muitas pessoas na confraternização. ... Dessa forma, o verbo ter, quando no sentido de existir, é impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular.
Ambas são conjugações verbais do vocábulo “haver” e estão no pretérito imperfeito do indicativo. A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam).
Um erro muito comum, observado principalmente na comunicação oral, é a flexão do verbo “haver”. Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.
32 curiosidades que você vai gostar
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Com sentido de existir, em linguagem informal, o verbo ter é utilizado como verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto direto estar no singular ou no plural.
Significado de Tinha
[Figurado] Qualquer defeito; mácula. Etimologia (origem da palavra tinha). Do latim tinea.ae, "piolho, traça".
Verbos impessoais são verbos que, não apresentando sujeito, são conjugados apenas na 3. ª pessoa do singular. Os principais verbos impessoais são o verbo haver (apenas com sentido de existir), o verbo fazer (quando indica tempo decorrido) e verbos que indicam fenômenos da natureza e atmosféricos.
Terminações do pretérito imperfeito do indicativo (verbos regulares)ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ava. (Tu) radical + -avas. (Ele) radical + -ava. (Nós) radical + -ávamos. ... ª conjugação (-er) (Eu) radical + -ia. (Tu) radical + -ias. (Ele) radical + -ia. (Nós) radical + -íamos. ... ª conjugação (-ir)
ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito Simples do Indicativo, e “era”, a 1. ª pessoa do singular do Pretérito Imperfeito do Indicativo. ... Com o Pretérito Imperfeito caracteriza-se, descreve-se, indica-se um facto contínuo ou permanente: “Olho para o passado e vejo bem como eu era feliz!”
[Gramática] Era também é forma derivada do verbo ser, no pretérito imperfeito: ele era feliz.
verbo transitivo direto e transitivo direto predicativo Demonstrar ou definir-se por: tinha serenidade; tinha um humor horrível. verbo transitivo direto, transitivo direto predicativo e bitransitivo Trazer por um instante: tinha os cabelos presos.
Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
é um tipo de micose superficial, ou lepra, que pode aparecer nos membros, tronco, na cabeça ou na barba. O melhor exemplo que temos encontra-se na bílbia, no capítulo 13, versículo 30, de Levítico: ...
2 trazia, levava, portava, carregava, acompanhava-se. Exemplo: Minha avó sempre tinha linha e agulha na bolsa. Verbo ter - Continha ou era composto por: 3 continha, incluía, abrangia, compreendia, apresentava, compunha-se, constituía-se, comportava, encerrava, constava.
2 traziam, levavam, portavam, carregavam. Conter ou ser composto por: 3 continham, incluíam, abrangiam, compreendiam, apresentavam, comportavam, encerravam, constavam.
Com de, além da obrigação (moral ou não), teve aponta para um estudo realizado, e tinha dá na mesma as duas possibilidades (ter estudado ou não, sem qualquer indicação do quê, com ambas as formas verbais).
Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.
Por exemplo: ”a recorrente alegou que os documentos HAVIAM SIDO entregues (ou havia sido??)”. Resposta: ... O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Se eu DIZER ou Se eu DISSER? O certo é "se eu DISSER".
FLiP: corretor ortográfico e sintático
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Como se chama o filhote de bode?
Como se chama Pega-Pega na região Norte?
O que significa Pobre de Rico?
Como se chama quem nasce em Porto Rico?
Como limpar a masseira de pão?
Como plantar ameixa roxa pelo caroço?
Como limpar o arquivo de log do SQL Server?
Como limpar a memória do meu Mac?
Como funciona o sistema de transporte em Curitiba?
Quais são as 7 categorias de classificação dos seres vivos?
Como limpar rejunte da Cerâmica quando endurece?