Aberto ou abrido ? O professor Pasquale explica que o verbo abrir é irregular, com um só particípio. A forma correta é aberto .
A grafia correta é aberto. A palavra abrido não existe e não pode ser usada como particípio do verbo “abrir”.
O mesmo que: destampando, destapando, penetrando, perfurando, abduzindo, franqueando, furando,...
O verbo "fazer", por exemplo, tem um só particípio. Não se diz "Eu tinha fazido a comida", e sim "eu tinha feito a comida". Cuidado com o verbo "chegar": apesar de muitos dizerem erroneamente: "Eu tinha chego", na língua culta o particípio desse verbo é "chegado".
Conjugação do verbo: abrirPresente. eu. abro. tu. abres. ele/ ela/ você ... Pretérito Imperfeito. eu. abria. tu. abrias. ele/ ela/ você ... Futuro. eu. abrirei. tu. abrirás. ele/ ela/ você ... Presente. que eu. abra. que tu. abras. que ele/ ela/ você ... Futuro. se eu. abrir. se tu. abrires. ... Pessoal. eu. abrir. tu. abrires. ... eu. abriria. tu. abririas. ele/ ela/ você
42 curiosidades que você vai gostar
A forma correta é feito. A palavra fazido não existe na língua portuguesa e, por isso, não deve ser utilizada.
Pessoa que se acha muito. Que se faz . Popularmente mais usada para definir as mulheres que se fazem de dificil .
O particípio passado de dizer é dito e só esta forma é a correcta. "Dizido" é uma forma que ocorre só na linguagem infantil ou na de pessoas que começaram a aprender português como segunda língua.
Morrido é o particípio regular e morto é o particípio irregular. A forma regular (morrido) se emprega preferencialmente na voz ativa com os verbos auxiliares ter ou haver. A forma irregular (morto) se emprega preferencialmente na voz passiva com os verbos auxiliares ser ou estar.
As duas formas são corretas.
Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: - O valor é pago mensalmente.
Neste caso, a forma correta é impressa.
No entanto, imprimir é um verbo com dois particípios passados: um regular - imprimido - e outro irregular - impresso. O particípio regular é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: - Ele tinha imprimido a folha.
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
A grafia correta é coberto. A palavra cobrido está errada e não pode ser usada como particípio do verbo “cobrir”.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Abri vem do verbo abrir. O mesmo que: destampei, destampai, destapei, destapai, penetrai, penetrei, perfurei, perfurai, abduzi.
Como conjugar verbos
Para conjugar um verbo, use a barra de conjugação verbal no topo da página. Digite o verbo no infinitivo e clique o botão "conjugar" para ver o seu verbo conjugado em todos os tempos verbais e todos os modos verbais. O Conjugação.com.br tem todos os verbos da Língua Portuguesa.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Significado de Impressão
substantivo feminino Reprodução em papel de textos ou imagens, com auxílio de impressoras ou máquinas gráficas: impressão de documento. [Figurado] Consequência da influência de algo sobre os sentidos; sensação: causar boa impressão.
Efetivamente, a palavra “morrido” existe sim, mas nada tem a ver com o verbo “matar”. Como já explicámos, esse termo é o particípio passado regular do verbo “morrer” (e não “matar”), conforme o seguinte exemplo ilustra: Ele já tinha morrido e ela nem sabia.
Há verbos que têm dois particípios passados (ou passivos), como matar: um é regular, matado; outro é irregular morto. Com os verbos ser e estar, devemos empregar o particípio irregular: Fulano está morto, foi morto; com os verbos ter e haver, devemos empregar o particípio regular: Fulano tinha/havia matado.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Porque comemoramos o Dia do Soldado?
O que é preciso para ser um promotor de justiça?
Como definir o tamanho de uma imagem em HTML?
Como faço para comprar uma tartaruga?
Qual o papel da leptina e da grelina no corpo humano?
Quem tem obrigação de exibir documentos?
Quanto preciso ganhar para financiar um imóvel de 400 mil?
É possível o ultrassom errar a data da semana da gestação?
Quais são os 7 Milagres de Nossa Senhora Aparecida?
O que fazer quando a temperatura do celular está alta?
O que mais pesa na memória do celular?
Quais são as consequências de um aumento descontrolado da população humana para os ecossistemas?
Qual o papel dos pais na educação inclusiva?
Quais os grandes desafios a serem superados pela humanidade?