A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.
“Portanto” é uma conjunção adverbial que pode ser usada como transição entre frases e parágrafos. Ela mostra causa e efeito entre duas orações separadas, por isso não pode ser empregada no começo de um parágrafo ou como parte de uma sentença independente.
Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.
Portanto indica uma consequência ou uma conclusão de uma ação anterior. Exemplo: Já fiz os deveres de casa. Posso, portanto, ir brincar! Por tanto indica uma quantidade ou um valor indeterminado.
As duas formas existem. PORTANTO (junto) é uma conjunção que remete ao sentido de conclusão de algo. Exemplo: “Meu carro estragou ontem. Portanto, não vou viajar.”
Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação.
Significado de Portanto [Gramática] Conjunção que, utilizada para iniciar uma oração, inclui uma conclusão de uma ideia ou de um raciocínio explicitado na oração anterior. Etimologia (origem da palavra portanto). Por + tanto.
Por exemplo, “portanto” pode ser usado para separar trechos como: “A Califórnia é um estado litoral. Ela tem muitas praias.”. Você reescreveria dessa forma: “A Califórnia é um estado litoral; portanto, tem muitas praias.”.
O “portanto” não vai funcionar em todas as frases. Ele tem um significado bem específico e só deve ser usado em certas situações. A melhor maneira de lembrar quando deve empregá-lo é se perguntar se quer mostrar causa e efeito. Em outras palavras, a primeira oração leva ou causa a segunda?
Sem a vírgula, não há pausa depois de “portanto”. Porém, se você adicionar a vírgula, dirá ao leitor para fazer um pequeno intervalo após a palavra. A sentença corrigida ficaria assim: “Eu amo estar na natureza.
Qual a importância da evolução da vida?
Como os seres vivos se alimentam da natureza?
Quais são os nomes que o dinheiro brasileiro já teve?
O que ensinar em história nas séries iniciais?
Como Comunicar-se de forma clara objetiva e assertiva?
Qual a importância da equipe de saúde no processo de saúde e doença?
Como fazer uma homenagem para uma pessoa que faleceu?
Como os seres vivos podem ser classificados de acordo?
Como seres vivos percebem a passagem do tempo?
Como se constitui a identidade de um professor?
Como os animais utilizam o solo?
O que acontece na oração no monte?
Como se deram as conquistas territoriais romanas?
Como conjugar o verbo escrever?
Como os seres vivos produzem e armazenam energia?