- A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.”
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
Comece com "por exemplo" se o seu exemplo precisará de uma frase inteira. Use "por exemplo" no meio de uma frase ou lista. Coloque o "por exemplo" no final para melhorar a leitura. Coloque o "por exemplo" entre vírgulas.
Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.
Vale ressaltar que, apesar de existir essa possibilidade de se empregar a vírgula entre os termos essenciais e os integrantes, ela não é unânime entre os gramáticos, de modo que, caso não haja um problema de clareza, ou mesmo estilístico, a vírgula é facultativa.
42 curiosidades que você vai gostar
Este sinal exerce três funções básicas: marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; enfatizar e/ou separar expressões e orações; impedir qualquer ambiguidade.
Essas expressões têm um sentido completo e, assim, devem ser isoladas na frase ou oração, ou seja, é preciso usar uma vírgula antes e outra depois delas. As expressões que indicam uma explicação são uma das que vêm sempre escritas entre vírgulas.
Não se deve pôr vírgula a seguir à locução conjuntiva assim como, nem a seguir a qualquer outra conjunção. No entanto, se, após a conjunção, tivermos de introduzir uma expressão entre vírgulas, naturalmente que vai aparecer uma. Exemplo: «A Ana indicou que podia vender a caixa, assim como, sabes disso, o seu conteúdo.»
Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após. ... a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.
Como posso fazer a frente de minha casa?
Como mudar o canal do roteador da net?
Como fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária?
Como configurar o botão direito do mouse?
Como alterar carimbo no AutoCAD?
Como podemos definir a música Brainly?
Como usar dexametasona injetável?
Que cor pega no cabelo castanho escuro?
Como recomeçar de acordo com a Bíblia?
Como podemos definir uma Estapata escolha uma?
Como definir o perfil do colaborador?
O que colocar no convite de aniversário infantil?
Como mudar a cor do cabelo de preto para marrom?
Como saber se é um bom profissional?
O que dizer quando pedem para falar de mim mesmo?
Como mudar o canal do modem ZTE?
Como fazer a apresentação de um livro de forma criativa?