Uso da vírgula: construção de sentido Nos primeiros exemplos, vemos que o uso da vírgula separando a expressão conjuntiva aditiva – “bem como” e “assim como” – torna o segmento, na verdade, uma intercalação, a qual enfatiza o sujeito simples, representado, respectivamente, por “Mauro” e “Natália”.
Primeiramente, você deve atentar-se ao fato de que a locução “bem como” aparece grafada ente vírgulas. E mais: tal construção nos conscientiza de que perfeitamente substitui a conjunção “e”, dando uma ideia de adição (Patrícia e sua irmã).
Exemplo: O zelo, bem como o profissionalismo, fizeram dele um homem bem sucedido na vida. Observação: O que se pretendeu dizer foi que o zelo e o profissionalismo (ambos), o fizeram ter sucesso na vida. Sendo adição, prefere-se o plural. O mesmo, contudo, não ocorre quando a relação for de comparação.
Usa-se para exprimir apoio ou concordância.
No entanto, tal como a frase se encontra, é facultativa a vírgula entre plantas e a conjunção como, separando os dois termos. Quanto à sequência introduzida por como, esta conjunção introduz a enumeração de várias espécies (que constituem sucessões) entre as quais se deve empregar a vírgula (cf.
23 curiosidades que você vai gostar
Veja este exemplo: “Maurício ficou famoso e, tendo muito dinheiro, fez muitos amigos”. Temos um novo termo intercalado que, se fosse retirado, não perderia sentido na oração como um todo. Dessa forma, a vírgula pode ser utilizada depois do “e”. “Luana entrou e, assustada, logo pediu desculpas”.
"A vírgula é usada para separar certas palavras e expressões explicativas, tais como: por exemplo, ou melhor, isto é, então, etc."
Sinônimo de como de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. ... da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que. ... quê, oi, diz, diga. ... dado que, visto que, uma vez que, já que, porque, pois que, porquanto. ... conforme, segundo, consoante, de acordo com, em concordância com, em conformidade com.
1 convenientemente, acertadamente, adequadamente, certo, devidamente, corretamente, satisfatoriamente, excelentemente, direito, habilmente, talentosamente. Com saúde: 2 comodamente, à vontade, com saúde, em harmonia, confortavelmente, em paz.
A forma correta de escrita é como de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, não é acentuado. Como, como forma verbal, é referente ao verbo comer – é primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo. Ás vezes como por gula.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo. Além disso, o adjetivo Bom varia em masculino, feminino, singular e plural, enquanto a palavra Bem, por ser um advérbio, não muda de forma.
1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.
1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.
De maneira semelhante; do mesmo jeito. Tal como apresentado anteriormente... /Assim como apresentado anteriormente... Ele rechaçou o convite, tal como havia feito anteriormente.
Palavras e expressões entre vírgulasexplicativas: quando retomam o que foi dito anteriormente, apresentando-o de outra maneira. ... continuativas: quando provocam a continuação do enunciado, acrescentando-lhe nova informação. ... corretivas: quando se prestam a alterar o que havia sido dito anteriormente.
Quando não usar a vírgula1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ... 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:
Os adjetivos são classificados em:Adjetivo Simples - apresenta somente um radical. ... Adjetivo Composto - apresenta mais de um radical. ... Adjetivo Primitivo - palavra que dá origem a outros adjetivos. ... Adjetivo Derivado - palavras que derivam de substantivos ou verbos.
Significado de Alto
adjetivo Referente a altura ou altitude; elevado: morro alto. Que é importante; ilustre: altos cargos.De teor arrojado, heróico: altos feitos. Que é excessivo; exagerado: preço alto.
“Mal” é antônimo de “bem”. Já “mau” é antônimo de “bom”. Essa simples regra é suficiente para ajudar na hora de escrever.
Significado de Exemplo
substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos.
Quais os 21 objetivos da Agenda 21?
Como surgiu a mumificação no Egito antigo?
Qual é a função da pinça de freio?
Como as trilhas sonoras são feitas?
Como é feita a distribuição de medicamentos pelo SUS?
Como são feitas as roupas de lã?
Como funciona o fornecimento de energia?
Como é produzido o tênis da Nike?
Como funciona financiamento de moto pela Caixa?
Como é feito o teste de estabilidade acelerada?
Quem tem capacidade para assinar tratados?
Qual era o objetivo das pinturas e mosaicos bizantinos?
Como funciona o frete grátis do Shopee?
Como é feito um filme de animação 3D?
Como funciona o estágio da Unopar?