(1) As orações iniciadas por "a fim de", "com o objectivo de" e "porque" devem ser precedidas por uma vírgula? ... 1) As orações introduzidas pelas conjunções ou locuções que refere são orações subordinadas (finais, causais etc.). São, geralmente, separadas da oração subordinante por uma vírgula.
Não sendo exaustiva, refiro, no entanto, que:Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. ... Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula. ... Como conjunção consecutiva, também é precedido de vírgula.
A dúvida deve ser direcionada para a vírgula utilizada antes do termo "para". Para, neste caso, fica muito bem entre vírgulas; a primeira porque anuncia uma oração infinitiva final, e a segunda por introduzir um complemento de tempo, intercalado, portanto entre vírgulas.
Muito obrigada! Vejamos: no que diz respeito à primeira frase sugerida, não poderá ser usada vírgula antes do marcador de negação não, pois, neste caso, apesar da inversão verificada, a negação continua a ter «escopo sobre o predicado» «comprou frutas» (Maria Helena Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
38 curiosidades que você vai gostar
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.
Usando "o que", sem acentuação
De acordo com as normas gramaticais, a expressão “o que” sem acento é utilizada quando o pronome “o” é aplicado com o objetivo de realce. Então, quando há este acompanhamento a frase é realçada. Geralmente, o sentido da frase permanece o mesmo.
Vale ressaltar que, apesar de existir essa possibilidade de se empregar a vírgula entre os termos essenciais e os integrantes, ela não é unânime entre os gramáticos, de modo que, caso não haja um problema de clareza, ou mesmo estilístico, a vírgula é facultativa.
Basicamente, é a vírgula que marca as pausas e inflexões da voz na leitura. Além disso, tem a responsabilidade de enfatizar e/ou separar expressões e orações. ... Sobretudo, a presença ou ausência da vírgula causam alterações completas no significado e sentido das frases.
O que é um material fluorescente?
Qual é o certo mau educado ou mal educado?
Quanto tá o Super Banco Imobiliário?
Como é secretado o leite materno?
Como se pronuncia a palavra pudico?
Como acontece o processo de metamorfismo das rochas?
Como é que se fala oi em italiano?
Como funciona a terceirização de uma empresa?
Como funciona o processo de feedback?
Como se diz meio dia e meio ou meio dia e meia?
Por que perguntar tudo bem e tudo bom?
Qual a língua falada em Naruto?
Como ocorrem as brisas marítimas e brisas terrestres?
Como Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça se conheceram?