A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Os vocábulos “outra” e “demais” são pronomes indefinidos. A crase ocorre porque alguns pronomes indefinidos, como os do exemplo, admitem artigo definido antes. Logo, referir-se A + A outra = À outra; referir-se A + AS demais = ÀS demais.
1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Haverá crase se o pronome possessivo for precedido de um artigo: Eu chamei a minha mãe. Eu disse à minha mãe que você viria. Não haverá crase se o pronome possessivo não for precedido de um artigo, estando apenas presente a preposição a: Eu chamei minha mãe. Eu disse a minha mãe que você viria.
21 curiosidades que você vai gostar
Há regiões (países, estados, cidades) que gostam dos artigos e outras não: "casa do Paulo" ou "casa de Paulo"; "livro da Maria" ou "livro de Maria". Isso pode ser um simples regionalismo. E há lugares em que a presença do artigo caracteriza intimidade, que a pessoa é da família ou um amigo muito próximo.
Portanto, os pronomes de tratamento não admitem crase antes de si. OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita . Observe: Dirijo-me à senhora com todo respeito.
A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Qual o mecanismo de ação dos leucotrienos?
Quais as contraindicações da Ventosaterapia?
Quanto tempo demora o paracetamol a fazer efeito?
Como alterar a chave Pix de uma conta?
Quem é o Ex-presidente do COB?
Como usar o OneDrive no notebook?
Como saber o tamanho do aro da bicicleta?
Porque o plural de limão e limões?
Quanto tempo leva para mudar o corpo?
Quem representa o espólio quando não há inventário?
Quais são os níveis da esquizofrenia?
Quando perdemos peso a gordura sai nas fezes?
Qual número de tinta para cobrir cabelo branco?