Língua presa tem cura até mesmo para adultos! O tratamento para anquiloglossia apresenta melhor resultado na infância, porém, muitas pessoas sofrem com o problema na fase adulta e desejam eliminá-lo. Nesse caso, existe um procedimento específico chamado frenulectomia.
Frenectomia pode resolver a língua presa “A técnica cirúrgica pode ser realizada com o uso de bisturi manual ou bisturi elétrico e é recomendada em casos de pacientes com distúrbios hemorrágicos, e com o uso do laser”, conta a cirurgiã-dentista.
A boa notícia é que apenas com a execução de exercícios fonoaudiólogos é possível tratar a língua presa. É importante procurar um dentista, otorrino ou fono para escolher a melhor alternativa. O outro procedimento é uma cirurgia simples, pois envolve a remoção feita em consultório, com anestesia local.
A língua fissurada é assim chamada por possuir sulcos profundos no dorso da língua. Sua causa é genética. Pode ser observada em crianças e se tornam mais evidentes com o envelhecimento. As pessoas mais afetadas são aquelas que possuem psoríase ou determinadas síndromes como Down, Sjögren entre outras.
O freio que limita algum movimento do lábio superior ultrapassa a região original, causando separação nos dentes (diastema) ou, até mesmo, traz alterações na fonação. Ele precisa ser removido a fim de eliminar prejuízos para a estética e o movimento oral do indivíduo.
Assim, os principais sinais indicativos de língua presa são: O bebê não consegue ganhar peso ou cresce mais devagar que o esperado.
A língua presa pode ser um incômodo, pois acaba por gerar dificuldades na pronúncia de algumas palavras, geralmente, as que levam as letras ‘r’ e ‘l’. O problema, que atinge mais os homens e é hereditário, vem do frênulo, popularmente conhecido como freio da língua, a membrana que prende a língua ao chão da boca.
Muitos bebês com a língua presa não apresentam qualquer sintoma. Isso porque a pele abaixo da língua se desenvolve conforme a criança cresce ou então ela se adapta à restrição. Contudo, algumas crianças com língua presa podem apresentar: Problemas pessoais ou sociais relacionados com o movimento restrito da língua, tais como bullying.
Os sinais mais comuns que podem ajudar a identificar a língua presa no bebê e que são mais facilmente observados quando o bebê está chorando são: O bebê não consegue ganhar peso ou cresce mais devagar que o esperado.