substituir (verbo) -
Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te). Ademais, utilizamos o pronome “lhe” para substituir termos preposicionados, ou seja, ele exerce a função de objeto indireto.
Indicativo
Presente. eusubstituo-me. tusubstituis-te. ...
Pretérito Imperfeito. eusubstituía-me. tusubstituías-te. ...
Pretérito Perfeito. eusubstituí-me. tusubstituíste-te. ...
Pretérito Mais-que-perfeito. eusubstituíra-me. tusubstituíras-te. ...
Futuro do Presente. eusubstituir-me-ei. tusubstituir-te-ás. ...
Futuro do Pretérito. eusubstituir-me-ia.
2 os homens, os senhores, os cavalheiros, os caras, os moços, os rapazes, os jovens, os meninos, os garotos, os indivíduos, os sujeitos, os cidadãos, os tipos, as pessoas, os seres, os elementos, os fulanos, as criaturas.
Conjugação do verbo: substituir
Presente. eu. substituo. tu. substituis. ...
Pretérito Imperfeito. eu. substituía. tu. substituías. ...
Futuro. eu. substituirei. tu. substituirás. ...
Presente. que eu. substitua. que tu. substituas. ...
Futuro. se eu. substituir. se tu. substituíres. ...
Pessoal. eu. substituir. tu. substituíres. ...
eu. substituiria. tu. substituirias.
25 curiosidades que você vai gostar
8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás. Exemplo: Ele não é de confiança e, mais, não estou interessada. Indica preferência: 9 melhor, antes, de preferência, preferentemente, preferencialmente, preferivelmente.
Assim: esperar + o = esperá-lo, perder + o = perdê-lo, partir + o = parti-lo (sem acento), substituir + o = substituí-lo (com acento).
As duas formas – substitui e substituí – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões são formas verbais do verbo substituir, devendo, no entanto, ser usadas em tempos e pessoas gramaticais diferentes.
Substitui vem do verbo substituir. O mesmo que: permuta, troca, cambia, comuta, mutua, reciproca.
Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu. O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.
O português moderno permite que se escolha livremente entre tratá-lo por tu ou por você. Nas gramáticas tradicionais, são duas formas igualmente corretas para tratar a segunda pessoa do discurso: 1. ª pessoa: quem fala (eu-nós)/ 2. ª pessoa: com quem se fala (tu-vós, você-vocês)/ 3.
O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Por exemplo: Tu falaste com a Maria ontem?
1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.
1 em que momento, em que ocasião, em que época, em que data, em que tempo, em que hora. Exemplo: Eles chegam quando? No momento em que: 2 no momento em que, na ocasião em que, no tempo em que, na hora em que, assim que, logo que, mal, tão logo.
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gênero e o número são de acordo com o substantivo substituído.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
1 além disso, além do mais, além de que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda, fora, outrossim, ora.
Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil
Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: ... 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
Vais - é o verbo ir conjugado na 2. ª pessoa do singular, no presente do indicativo. ... Vás - é o verbo ir conjugado na 2. ª pessoa do singular, isto é, no presente do conjuntivo (subjuntivo para o Brasil).
2 daqui a pouco, em breve, brevemente, breve, em pouco tempo, dentro em breve, dentro de pouco tempo, rapidamente, cedo. Exemplo: Logo, logo vocês serão amigos novamente. Ainda por cima: 3 ainda por cima, ainda para mais, para mais, justamente, precisamente, exatamente, por cúmulo, para culminar.
2 gente, pessoal, bando, grupo, multidão, todos, massa, galera, turma, tribo, tropa, turba, rancho, hoste, magote, leva.
Quando se forma o blastocisto?
Como é formado o conglomerado?
Quando devo apresentar o PPP ao INSS?
Como importar formas para Photoshop?
Como tirar linha vertical do Excel?
Como imobilizar alguém rapidamente?
Quais os curso do Senai de Jundiaí?
Qual melhor cor de luz para sala de TV?
Como tirar a carteira de estudante 2021 Recife?
Como impedir busca e apreensão?
Quem faz curso EaD tem direito a meia passagem?
Como tirar app de segundo plano Samsung?
Como tirar certidão negativa de Débito do imóvel?
Pode dar anticoncepcional para cadela depois de cruzar?
Como remover cera de vela do castiçal?
O que é ser uma pessoa grudenta?
O que o Kakashi esconde atrás da máscara dele?
Como tirar número privado do celular Motorola?