O excesso de atividade física já é classificado em psiquiatria como vício. Às vezes, essa compulsão em treinar e pegar pesado leva também ao desrespeito aos limites do corpo. O viciado em exercício adota volume e intensidade de treino superiores à capacidade de recuperação do organismo, podendo sofrer lesões.
Normalmente, os mais propensos ao vício são os atletas amadores que, como Valerie, buscam na atividade física alívio para algum sofrimento interno, diz a psicóloga Chetna Kang, do Hospital The Priory, em Londres, no Reino Unido. "Muitas vezes, as pessoas chegam com problemas de relacionamento, ansiedade, depressão.
Embora seja um hábito saudável, praticar exercícios pode gerar dependência a ponto de prejudicar o corpo e a mente - é a vigorexia. Parece até difícil de acreditar, mas, em uma sociedade cada vez mais obesa e sedentária, existem pessoas que são viciadas em atividade física.
O exercício ajuda tanto na prevenção quanto no tratamento. Isso acontece porque durante a atividade o organismo libera endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar. Para quem está deprimido, desanimado, cansado, é difícil falar para levantar do sofá e ir praticar atividade física.
Depois do check up, o treino
Como saber se um produto alisa o cabelo?
Como saber se meu sobrenome é italiano?
Como verificar a carta sindical?
Qual a diferença entre o iPhone 5 original e falso?
Como definir um plano com 3 pontos?
Quem paga os honorários do perito judicial na Justiça do Trabalho?
Qual é o desconto do IPVA 2021?
Como saber se ele gosta de mim na igreja?
O que configura crime de maus tratos a animais?
Como saber se o sistema é impossível?
Como saber se um advogado tem processo?
Como imprimir um boleto pelo site?
Como saber se dois Retangulos são semelhantes?
Como importar áudio para o GarageBand?
Onde ocorre o processo de filtração renal?
Como emitir a certidão do FGTS?