Sou que faço ou sou eu quem faço?

Pergunta de Laura Gomes em 02-06-2022
(17 votos)

Quando se tem o quem , a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o quem o que se faz com o que . Ex: sou eu que pago ou sou eu quem pago .

Sou que ou sou eu quem?

Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).


Que vai fazer ou quem vai fazer?

Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

É correto dizer entre você e eu?

De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal.

Foi eu que ou quem?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Fabiana Anastácio | Sou Eu "Clipe Oficial" Single 2018


41 curiosidades que você vai gostar

Foi eu que fui eu quem?

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Quando usar o pronome que é quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

O que vem primeiro eu ou você?

Sempre soube que o correto era o pronome eu por último, mas meu professor me deixou em dúvida. Quando associado a outros, em frases neutras, o pronome “eu” deverá ser o primeiro, pois ele vai condicionar a pessoa do verbo. A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.)

Irá fazer ou vai fazer?

Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).

Vai fazer ou vão fazer?

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...

Irão fazer ou vão fazer?

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais. A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.

Sou eu que agradeço ou sou eu quem agradece?

As duas formas estão corretas, podendo ser usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!

Sou eu quem responde ou responde?

A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."

Quem sou eu descrição?

Quem eu realmente sou? Sou um alguém inteiro, feliz, que não se limita a estereótipos, pois mudo, não sou estático, mas acima de tudo tenho amor-próprio e respeito pelo meu eu, pela vida que tenho e por todos que me cercam. Sou orgulhoso, mas antes de tudo sou puro amor.

Irá viajar ou vai viajar?

As duas formas – irá e vai – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes pessoas/tempos gramaticais. Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo.

IRA ou irá?

Ele ira toda a gente sempre que fala. Irá, com acento agudo na vogal “a”, e a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo ir.

Vai IR é certo?

A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro.

Qual é o certo eu e ele ou ela e eu?

Agora por uma questão de delicadeza: quem pronunciar em primeiro lugar o pronome eu, põe mais em evidência a sua própria pessoa; quem proferir em primeiro lugar ela, põe mais em evidência a outra pessoa. Pode surgir determinada situação em que, por cavalheirismo, seja conveniente falar deste modo: «Ela e eu…».

Qual é o certo eu e ele ou ele e eu?

Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. O correto é usar o pronome que já assume esta função: o mim.

Qual é o certo eu e Maria ou Maria e eu?

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

De quem são ou de quem é?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.

QUE É QUEM como sujeito?

O pronome relativo quem, quando introduz uma oração dependente, se torna sujeito dessa oração. Logo é obrigatória a concordância em pessoa e número entre o verbo e o sujeito ao qual está ligado.

Qual a diferença de FOI e fui?

A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3.

Fez eu ou me fez?

O pronome relativo que não tem força de sujeito nessa oração e, portanto, o verbo deve concordar com o pronome que vem antes dele (no caso, o pronome é “eu” e a concordância será “que fiz”). O certo seria, então: – Fui eu que fiz.



Outras questões

Onde o rio Tietê começa a ficar limpo?

Quanto ganha um aprovado na EPCAR?

O que está escrito em Romanos 8?

O que é a pence na costura?

O que são as competências socioemocionais Qual é sua importância?

Quantas vezes pode alongar por dia?

Como restringir acesso à Internet para crianças?

Quanto custa comer em Tel Aviv?

Como correr mais rápido que o normal?

Quanto tempo demora para cicatrizar um ligamento do joelho?

Para que serve o curso de licenciatura?

Quais são as culturas do mundo?

Como enviar eventos iniciais eSocial domínio?

O que é petróleo e seus derivados?

O que são indicadores assistenciais da enfermagem e quais são eles?

Quem não pode tomar magnésio dimalato?

Como leonino demonstra ciúmes?

O que é budget inglês?

Quantos domingos têm 2021?

Porque as mulheres acumulam gordura na barriga na Meia-idade?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com