Sim, o ectomorfo precisa de uma melhora em seu condicionamento aeróbico. Não visando o emagrecimento, mas sim, melhorando sua capacidade cardiorrespiratória e Vo2 máximo.
Sugestão de treino de força para pessoas com corpo ectomorfo feminino ou masculino: Treine com pesos pesados e faça pausas longas entre as séries (2-3 minutos) e entre os exercícios (5 minutos). Treine apenas 1 ou 2 partes do corpo por dia para evitar a queima excessiva de calorias.
A segunda maneira é que quando você faz cardio por longos períodos de tempo, ele alterna em proteína, energia, e isso resulta em perda de músculo. Então prefiro o HIIT (formação de intervalo de alta intensidade) como sua forma de cardio (é mais rápido, mais eficaz e menos chato).
Se você é Ectomorfo use o principio do menos é mais, procure treinar com mais qualidade ou seja, mais intensidade e menor volume, ou duração de cada sessão. Treinos longos e muito desgastantes não são interessantes para o desenvolvimento muscular e favorecem o catabolismo.
O treino de um ectomorfo deve visar a hipertrofia. O ideal é focar em mais peso e menos repetições, como por exemplo, 5 séries de 6 a 8 repetições aumentando a carga.
25 curiosidades que você vai gostar
O ectomorfo precisa comer bem se quiser ganhar massa muscular, pois esse biotipo precisa ingerir muitas calorias para conseguir construir músculos. Além disso, com a prática de exercícios de força, as necessidades energéticas será aumentada e se você não atingir a quantidade de macros, não haverá muito progresso.
O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses.
Sim, o ectomorfo precisa de uma melhora em seu condicionamento aeróbico. Não visando o emagrecimento, mas sim, melhorando sua capacidade cardiorrespiratória e Vo2 máximo.
Fazer uma dieta “suja”, com excesso de frituras, gorduras saturadas, açúcar e industrializados de baixo valor nutricional não vão contribuir para o seu desenvolvimento muscular e ainda podem ajudar no acúmulo de gorduras localizadas e trazer consequências para sua saúde ao longo do tempo.
Seu metabolismo é fino e não tem nada a ver com seu tipo de soma. Um dos mitos mais comuns ou mal-entendidos em dieta, nutrição e fitness é metabólico que taxa é responsável pela tendência natural de uma pessoa para ser gordo ou magro ou muscular.
Treino de hipertrofia para EctomorfosSupino 5 x 4 a 6 reps.Supino com halteres 5 x 4 a 6 reps.Desenvolvimento 5 x 4 a 6 reps.Tríceps testa 5 x 4 a 6 reps.
Cardio para Aumento de Força e Massa Muscular
O ideal é realizar em baixa intensidade, numa média de 20 minutos.
Não há problema algum em praticar a corrida. Seria interessante, dada sua facilidade em emagrecer, que você fizesse um trabalho muscular para evitar a perda de massa magra, que acontece quando praticamos apenas exercícios aeróbicos. Além disso, você também anda cuidando de sua alimentação.
A pessoa com o biotipo ectomorfo deve consumir em torno 1,6 g/Kg de proteínas por dia e adicionar entre 300 a 500 calorias a mais na alimentação diária para, assim, ganhar massa muscular.
O que não pode faltar em um treino de pernas para ectomorfos! Primeiramente, a base! ... Aumento de força é muito importante. ... Prefira os exercícios multiarticulares. ... Em alguns momentos, faça mais treinos por semana. ... Adapte as variáveis e melhore seu condicionamento. ... Paciência e constância.
Conclusão. Fazer o cardio antes ou depois da musculação depende do objetivo. Se o objetivo for ganhar massa muscular e perder gordura, o cardio deve ser feito depois da musculação. Agora se o objetivo for melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, a musculação pode ser feita depois do cardio.
Apostar em carboidratos de baixo índice glicêmico, alimentos naturais e ricos em fibras são as melhores apostas desse nutriente. As proteínas tem um papel importante no processo de definição muscular. Proteínas de alto valor biológico são as que vão ajudar a construir ou manter a sua massa muscular.
Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.
Não vai interferir. A caminhada em terreno plano é uma atividade de intensidade leve (bem longe do máximo da sua capacidade cardiopulmonar) e não vai influenciar de forma significativa o seu seu metabolismo, independente do seu biotipo. Pode fazer!
A resposta é sim. Mas, calma. Não saia desta página achando que já tem a resposta definitiva. Afinal, pedalar é um exercício que queima calorias e ajuda a emagrecer, mas, com as dicas certas, também traz ganho de massa muscular.
Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo, para avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura, permitindo identificar as características de cada pessoa e, assim, ...
"Tendo tudo isso em consideração (os fatores que interferem no resultado), em média, os homens podem ganhar entre meio quilo a um quilo de músculo por mês, e as mulheres podem atingir, no máximo, meio quilo de massa muscular a mais, no mesmo período de tempo”, revelou.
"A partir dos 3 a 4 meses, podemos notar de uma forma mais construtiva, se tratando de musculação, o crescimento e a definição dos músculos.
É comum associar a corrida apenas à perda de gordura e emagrecimento por se tratar de um exercício aeróbio. Entretanto, a modalidade pode ser uma ótima aliada de atletas e corredores que buscam o desenvolvimento de massa muscular.
“Quem busca o emagrecimento e, ao mesmo tempo, quer manter a massa magra, deve apostar nos treinamentos intervalados de alta intensidade (o HIIT). Sessões curtas, com duração de 20 minutos, de duas a três vezes por semana, bastam”, diz Thiago.