Existem duas maneiras para se tornar bacharel e licenciado. A primeira é fazer os dois cursos simultaneamente. No entanto, para isso, é preciso checar se onde você estuda tem ambas as opções, ou então se matricular em instituições de ensino diferentes.
Se você já se formou em um curso como bacharelado e quer ter uma licenciatura, existem duas possibilidades: poderá fazer uma segunda graduação em licenciatura desde o início; ou irá precisar complementar seus estudos na universidade para adquirir os conhecimentos pedagógicos sobre os quais falamos no tópico anterior.
Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).
Se você fez um curso de bacharelado ou tecnólogo, mas descobriu que o que quer mesmo é dar aulas, esse curso pode ser a solução. Voltado exclusivamente para esse tipo de profissional, a complementação pedagógica foi criada para formar professores.
A principal diferença entre os cursos de licenciatura e bacharelado está no objetivo da formação. Enquanto o primeiro prepara o profissional para ministrar aulas e ensinar aquilo que aprendeu na faculdade, o segundo é voltado para a execução das atividades profissionais, em diversos cargos no mercado de trabalho.
33 curiosidades que você vai gostar
Você tem prazer em ensinar e em compartilhar seus conhecimentos? Então, talvez, a licenciatura seja a sua melhor opção. Mas caso não se veja em uma sala de aula — ou em uma quadra de ensino, como ocorre com a Educação Física —, o bacharelado então pode ser a proposta ideal.
O que distingue as duas formações é basicamente sua área de atuação, enquanto um bacharel irá atuar nos diversos segmentos existentes no mercado de trabalho, a licenciatura tem o foco no ensino e forma profissionais capazes de repassar conhecimentos para os demais indivíduos.
Quem pode fazer uma complementação pedagógica? Para fazer uma complementação pedagógica, você precisa portar um diploma de Bacharelado ou Tecnólogo na área em que pretende dar aulas. Por exemplo, se você já faz um Bacharelado em Química, pode realizar a complementação pedagógica para Licenciatura em Química.
Somente poderá fazer a Formação Pedagógica quem já concluiu um curso de nível superior com titulação de bacharel ou tecnólogo, qualquer que seja a área de atuação.
A complementação pedagógica confere certificado, devido a sua carga horária de 1.400 horas na área de licenciatura. Entretanto, quando apresentada junto ao histórico da graduação, equivale a um diploma.
Naturalmente o fato de uma pessoa não ter a licenciatura não significa necessariamente que você não possa dar aulas na sua área de formação, algumas escolas até admitem pessoas sem licenciatura, mas geralmente associado a algum programa de formação pedagógica que pode ser feito como uma pós ou cursos de extensão ...
Afinal, em casos assim, o requisito mínimo é ter uma pós-graduação stricto-sensu. Ou seja, mestrado ou doutorado. Contudo, é comum que a exigência mínima para ingressar na carreira pública de professor universitário vista na maioria dos editais seja um diploma de Doutorado.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), bacharel (a) não pode dar aula no ensino médio, ensino fundamental ou educação infantil.
Quem pode fazer a Segunda licenciatura? O curso é destinado aos profissionais que já possuem um diploma de licenciatura e desejam, em menor tempo, ampliar seu leque de atuação na educação.
A licenciatura é um tipo de graduação, portanto, pode ser feito por qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio e tenha interesse em atuar como professor no futuro. É possível encontrar cursos de licenciatura tanto em faculdades públicas quanto em privadas, sejam eles nos modelos presenciais ou a distância.
O bacharelado é a forma mais tradicional de graduação, aquela que dura de quatro a seis anos, dependendo da área que você escolher. Já o tecnólogo pode durar de dois a três anos, funcionando como uma espécie mais específica de curso.
O curso de Pedagogia – Formação Pedagógica é destinado a profissionais que já possuem o diploma de bacharelado. O objetivo é formar pedagogos que entendam a Educação e a escola como agentes de transformação da sociedade contemporânea. Eles são preparados para atuar, principalmente, na Educação Básica....
Você pode escolher também uma formação pedagógica para não licenciados, caso possua um diploma de bacharel ou tecnologia. As facilidades desse curso são a sua curta duração e a possibilidade de estudar a distância.
A principal diferença entre formação pedagógica e Licenciatura está no público-alvo, já que o objetivo é oferecer a formação pedagógica para não licenciados. Como você já tem o conhecimento técnico da área, o curso prepara o profissional para lidar com as questões educacionais e didáticas.
A complementação pedagógica, conhecida também como “licenciatura de curta duração”, diferentemente da licenciatura padrão, é uma oportunidade para quem já tem o diploma de bacharelado ou de tecnólogo poder atuar como professor.
Assim como a formação pedagógica em matemática é focada para engenheiros, contadores e outros profissionais das ciências exatas, a complementação em Letras é ideal para jornalistas, administradores e outros bacharelados relacionados com as linguagens e suas literaturas e com as ciências humanas e sociais.
A Complementação Pedagógica — amparada pela Resolução do MEC de nº2, de 01 de julho de 2015 — é uma formação voltada para graduados que querem dar aulas em áreas referentes à sua graduação.
Entenda agora mesmo o que esse termo significa. O curso de graduação bacharelado é aquele que prepara o profissional para atuar nos mais diversos segmentos de mercado. Quem faz um curso de bacharelado recebe uma formação generalista. Ou seja, pode trabalhar em diversas funções dentro da sua área.
Em termos de estudo, tudo aquilo que vem depois da graduação é pós-graduação. Pode ser especialização, mestrado ou doutorado.
O bacharel pode trabalhar em áreas mais diversas e ser, por exemplo, médico, administrador, engenheiro… Só não pode dar aula, a não ser que tenha cursado durante a graduação, além das matérias do bacharelado, as disciplinas voltadas à área de educação.
Quantos dias de isolamento após o primeiro sintoma?
Em que fase da gestação ocorre a microcefalia?
Por que devemos arar o solo antes do plantio?
O que é o masculino de Amazona?
Quais eram as fontes de energia utilizadas na primeira e na Segunda Revolução Industrial?
Quais as principais características de um currículo escolar?
Como os japoneses tratam o lixo?
É verdade que não pode comer banana à noite?
Como recorrer a multa de Trânsito Manaus?
Qual é a importância das emoções?