Sabe-se que, é no interior da escola, no cotidiano dos alunos e de suas famílias, que se configuram as diferentes expressões da questão social, como desemprego, subemprego, trabalho infanto-juvenil, baixa renda, fome, desnutrição, problemas de saúde, habitações inadequadas, drogas, pais negligentes, famílias ...
Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade, como por exemplo a pobreza, raça, etnia, desemprego, violência, descriminalização de gênero, dentre outros. ... O conceito de questão social está ligado a forma como a riqueza em sociedade é produzida e repartida.
A primeira expressão da questão social advém do pauperismo decorrente dos impactos da primeira onda industrializante (NETTO, 2001), passando a ganhar destaque particularmente, a partir do último quartel do século XIX, período em que o capitalismo experimenta profundas modificações no seu ordenamento e na sua dinâmica ...
“Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.
O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, ...
18 curiosidades que você vai gostar
O serviço Social na educação ainda encontra um desafio que é o de construir uma prática de qualidade no meio educacional em favor da igualdade e da justiça social. A escola por sua vez encontra o desafio de contornar a grande demanda por vagas que nem sempre são proporcionais aos números disponíveis na rede pública.
Diante desses fatos, o papel do assistente social na Secretaria de Educação é o de realizar ações e intervenções comprometidas com valores que dignifiquem e respeitem os educandos em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, por meio do apoio e de orientação não somente aos alunos, como ...
2 QUESTÃO SOCIAL NO CRAS
Quando se fala em questão social, de imediato se associa o termo a problema social geralmente com classe3 determinada, a dos pobres. Dependendo da perspectiva de análise, pode ser vista como disfunção, anomia social, ou até mesmo ameaça a ordem social vigente.
O processo de trabalho do Serviço Social é determinado pelas configurações estruturais e conjunturais da questão social e pelas formas históricas de seu enfrentamento, permeadas pela ação dos trabalhadores, do capital e do Estado, através das políticas sociais (ABESS, 1996, p. 60).
O fundamento da questão social, bem como das suas formas de enfrentamento, as políticas sociais e a proteção social, consiste nas contradições presente na sociedade capitalista. ... Quando atende as necessidades de reprodução da força de trabalho, a política social revela a sua dicotomia entre capital e trabalho.
Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
Resumo:A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central.
Por questão social , no sentido universal do termo, queremos significar o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim a questão social está fundamentalmente vinculada ao conflito entre capital e trabalho.
As questões sociais incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas e religião, para citar alguns.
Assim sendo, o tratamento da questão social passa a ser segmentado, filantrópico, moralizador e comportamental. A ação é de educação e de filantropia. Argumenta o autor: Desta forma, em vez de tratar da pobreza com ações filantrópicas/assistenciais, ela passa a ser reprimida e castigada.
representa a base de fundação do serviço social como especialização do trabalho. representa o principal instrumento de trabalho do assistente social. ... não possui expressões diversas, constituindo uma única manifestação de desigualdade que se dá de forma uniforme.
O assistente social enquanto profissional competente para atuar frente as diversas expressões da questão social é meramente habilitado e capaz de realizar uma leitura crítica da realidade na qual está inserido no desenvolvimento de suas atividades no ambiente de trabalho.
No caso do Serviço Social, a incorporação do debate sobre a democracia se deu de forma tão contundente, resultando em 1993, em princípio ético-político ao lado de outros dez no Código de Ética em vigor: “Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socializa- ção da participação política e da riqueza socialmente ...
Sabemos que a institucionalização do Serviço Social como profissão na sociedade capitalista se explica no contexto contraditório de um conjunto de processos sociais, políticos e econômicos, que caracterizam as relações entre as classes sociais na consolidação do capitalismo monopolista.
A Equipe Técnica do CRAS desenvolve atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais, ...
O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.
Resumo: O assistente social é um dos profissionais requisitados a atuar na gestão das políticas públicas. Trata-se de um dos campos profissionais onde exerce função de planejamento e avaliação de programas, projetos e serviços das políticas públicas.
As políticas educacionais fazem parte do grupo de políticas públicas sociais do país. Dessa forma, constituem um elemento de normatização do Estado, guiado pela sociedade civil, que visa garantir o direito universal à educação de qualidade e o pleno desenvolvimento do educando.
Como funcionário público pertencente à esfera da Educação, as contribuições do Serviço Social na área da Educação Inclusiva se concretizam pela conscientização, acesso, ingresso, permanência e sucesso da criança com deficiência no Ensino Regular, bem como na mediação e intervenção na relação família-escola-comunidade.
Como dar uma repaginada no Instagram?
Como fazer o tratamento da depressão com a banana verde?
Quando o anime de Bleach acabou?
Qual melhor loja para comprar iPhone no Paraguai?
Que tipo de ramo usar no Domingo de Ramos?
Porque Yuki se suicidou Given?
O que fazer com os dentes extraídos?
Como são feitos produtos veganos?
Como tirar tinta de cabelo da pele rapidamente?
Como mover uma janela usando o teclado?
O que é uma pessoa de cor amarela?
Como fazer para o Facebook voltar ao tamanho normal?