Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
Ametais ou Não metais: são os 11 elementos indicados na Tabela acima pela cor rosa: Carbono (C), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
Com relação ao estado físico, os ametais apresentam representantes gasosos (gases nobre, flúor, cloro, oxigênio e nitrogênio), líquido (bromo) e sólidos (iodo, astato, enxofre, selênio, telúrio, fósforo, arsênio, silício e boro).
Os não-metais apresentam propriedades opostas aos dos metais, ou seja, são maus condutores térmicos e elétricos, quando estão no estado sólido são quebradiços, e não exibem refletividade elevada ou brilho metálico como os elementos metálicos.
Os elementos pertencentes aos ametais estão distribuídos na tabela periódica em sua parte superior, entre as famílias 4A e 7A, porém, como já mencionado anteriormente, algumas literaturas consideram o Hidrogênio pertencente ao grupo, e este por sua vez está localizado na família 1A.
28 curiosidades que você vai gostar
Os ametais apresentam como principal propriedade química a capacidade de formar ânions, já que apresentam a tendência de ganhar elétrons (são elementos muito eletronegativos). Além dessa propriedade química (tendência de receber elétrons), os ametais apresentam outra: a intensa capacidade de formar substâncias iônicas.
A Tabela Periódica atual é formada por 118 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.
Ametais: maus condutores de eletricidade, apresentam coloração opaca, baixo ponto de fusão e quando se encontram no estado sólido se fragmentam, ou seja, não é possível transformá-los em objetos. Exemplos de não-metais: Enxofre (S), Cloro (Cl), Bromo (Br).
Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.
Os metais em geral possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade, são maleáveis e dúcteis (facilmente moldados em fios). Ametais: podem se apresentar na forma líquida, gasosa ou sólida. Os ametais não são bons condutores de calor e eletricidade, e não podem ser moldados.
Não-Metais: São os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho. Gases Nobres: São no total 6 elementos e sua característica mais importante é a inércia química.
Os elementos que são denominados de gases nobres e seus respectivos números atômicos são:Hélio-He (Z=2)Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Neônio-Ne (Z=10)Argônio-Ar (Z=18)Criptônio-Kr (Z=36)Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Xenônio-Xe (Z=54)Radônio-Rn (Z=86)
Existem 22 ametais na Tabela Periódica. Os ametais estabelecem ligação covalente quando ligados a outros ametais e ligações iônicas quando ligados a metais.
Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.
Os elementos geralmente classificados como semimetais são sete: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po). Esses elementos aparecem na tabela periódica formando uma linha diagonal, parecida com uma escada, que fica entre os metais e entre os ametais.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Tipos de Metal
Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois grandes grupos: os ferrosos, compostos por ferro, e os não-ferrosos.
Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
Unúntrio, Ununpêntio, Ununséptio e Ununóctio são os quatro novos elementos químicos da Tabela Periódica. O ano de 2016 começou com uma excelente notícia para o mundo da Química, já que a Tabela Periódica proposta por Henry Moseley teve o acréscimo dos quatro elementos químicos que faltavam no sétimo período.
A importância
Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações. Isso só acontece porque os elementos são agrupados não só pelos seus números atômicos e em ordem crescente.
No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. ... A tabela periódica de Dobereiner foi denominada de tríade porque os elementos foram organizados em grupos de 3. Cada grupo apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes.
A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.
Os halogênios são:Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Flúor (F), número atômico 9.Cloro (Cl), número atômico 17.Bromo (Br), número atômico 35.Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Iodo (I), número atômico 53.Astato (At), número atômico 85.Un-un-septium (Uus), número atômico 117.
A reatividade dos ametais corresponde à tendência que esses elementos possuem de ganhar elétrons e formar ânions (íons ou espécies químicas carregadas negativamente). Isso ocorre porque os não metais são elementos eletronegativos, isto é, têm elevada tendência de atrair os elétrons.
O grupo dos gases nobres é formado por: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Quais os tipos de preservação e conservação no arquivo?
Porque o ensino público no Brasil é tão ruim?
Quando o pai morre Os avós têm que pagar pensão?
Quais são as fases dos blocos econômicos?
Quais armas o PM pode comprar?
O que é a gestão do relacionamento?
Como se chama a pintura dos índios?
Qual a madeira mais resistente do Brasil?
O que é uma camada do Photoshop?
Qual é a língua falada em Jerusalém?
Quais são as etapas do desenho?
Quem tem PMMA pode fazer Skinbooster?
Como calcular a velocidade média em km h?