Membranofones são instrumentos que produzem som com a vibração de membranas distendidas através da percussão. É uma das quatro principais divisões no sistema original de classificação de instrumentos musicais Hornbostel-Sachs. São exemplos de membranofones os tambores e os kazoos.
Instrumentos onde a principal matéria vibratória é uma membrana esticada, que podem ser percutidos, agitados, friccionados ou soprados.
E afinal o que são idiofones, membranofones, cordofones e aerofones? ... Os membranofones são muitas vezes também chamados de instrumentos de percussão, ou ainda de tambores. São aqueles instrumentos onde o som é produzido por meio da vibração de uma membrana que está esticada em algum tipo de suporte.
Cabuletê Até onde se tem notícia, é o único membranofone percutido indiretamente encontrado na cultura brasileira.
Idiofone
Os instrumentos cordofones são aqueles em que o som é produzido pela vibração de cordas tensionadas. Quanto maior o comprimento e a espessura da corda, mais grave é o som. As cordas podem ser de diferentes materiais.
Instrumentos musicais cuja a matéria vibrante principal resulta de uma ou mais cordas que são estendidas entre pontos fixos. E podem ser classificadas como Simples ou Composto. Entre os Cordofones Simples constam as cítaras e nos Compostos, os alaúdes, liras e harpas.
Uma vez que nenhuma dessas formas é completa, em geral elas são combinadas. Assim podemos dizer que um xilofone é um idiofone percutido de altura definida e que um Taiko é um membranofone percutido de altura indefinida.
Idiofone
Quantos quilos tem uma toalha de banho?
Qual o leite mais saudável para o consumo?
Como baixar certificado digital gratuito?
Como colocar uma imagem como ícone de um Atalho?
Quando a atividade intelectual pode ser considerada empresarial?
O que usar no lugar do coentro?
Quais tipos de testes podem ser automatizados?
Quantas vezes devo fazer umectação?
Como pode ser definido o FNDE?
Qual é o nome dos pais de Harry Potter?
O que é concreto auto adensável?
Qual a cidade mais quente do Brasil em 2021?