As células presentes no ligamento periodontal são: células mesenquimais indiferenciadas, fibroblastos, macrófagos, plasmócitos, mastócitos, cementoblastos, osteoblastos e osteoclastos.
No tecido conjuntivo do ligamento periodontal, encontramos ainda alguns elementos celulares: cementoblastos, cementoclastos, fibroblastos, osteoclastos, osteoblastos, células do sistema imunológico como macrófagos e mastócitos e restos epiteliais de Malassez.
O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).
1- Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. 2- Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. 3- Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos. 4- Grupo apical: em torno do ápice da raiz.
Os elementos mais importantes do ligamento periodontal são as fibras elásticas, sendo dispostas em feixe. O ligamento periodontal contém, em grandes proporções, substância fundamental preenchendo os espaços entre fibras e células.
28 curiosidades que você vai gostar
Qual a função do ligamento periodontal (LPD)?
O ligamento não dá suporte ao tecido gengival externo e só é encontrado entre a raiz do dente e o osso adjacente. Esse tecido complexo permite que o dente funcione sob a carga da mastigação e absorva o excesso de pressão resultante do bruxismo.
O ligamento periodontal além de mecanoceptores possuem também proprioceptores, que possuem seu centro trófico no núcleo mesencefálico. Assim, os receptores do ligamento periodontal associado a receptores de músculos e tendões desempenham um papel essencial na regulação dos movimentos e forças da mastigação.
Sol Bernick). Os elementos mais importantes do ligamento periodontal são as fibras principais, que são fibras colágenas dispostas em feixe e seguem um curso ondulado. Estão distribuídas nos seguintes grupos: fibras da crista alveolar, horizontais, oblíquas e apicais.
Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.
As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais: - Grupo da crista alveolar: unido ao cemento logo abaixo da junção amelocementária. - Grupo horizontal: situado logo apicalmente ao grupo da crista alveolar. - Grupo oblíquo: o mais numeroso dos ligamentos.
Constituído por tecido conjuntivo: fibras colágenas, fibras elásticas (escassas), além de vasos sanguíneos, vasos linfáticos, terminações nervosas que circundam a raiz dentária unindo-a ao osso alveolar. Tem origem no folículo ou saco dentário.
Cohen e Burns (2007) descrevem um dente com Periodontite Perirradicular Aguda tendo uma resposta extremamente dolorosa à pressão da mordida ou à percussão. Este dente pode ou não responder aos testes de vitalidade pulpar e a radiografia geralmente exibirá um espessamento do espaço do ligamento periodontal.
O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.
1) Periodonto de Inserção/ sustentação: cemento + ligamento periodontal + osso alveolar. → Função de ancoragem. → Formação efetiva é induzida quando a alça cervical sofre dobramento e forma o diafragma e a bainha radicular de Hertwig (fase de raiz).
A espessura do ligamento periodontal varia de 0,2 a 0,4mm, com uma média de 0,25mm. As fibras colágenas periodontais se unem ao cemento fusionando-se ou em continuidade com esse tecido à base de colágeno, depositado em lamelas na superfície radicular paralelamente ao longo eixo radicular.
O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal à raiz do dente.
O ligamento periodontal é uma estrutura de tecido conjuntivo que sustenta o dente no alvéolo. O principal constituinte desta estrutura são as fibras de colagénio, denominadas fibras de Sharpey, divididas em grupos, de acordo com a sua orientação e inserção.
Tipos de fibras gengivaisFibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel;Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz. ... Fibras dentoperiósticas: ficam no cemento, assim como as fibras dentogengivais.
As principais fibras encontradas no ligamento periodontal são: Grupo de fibras das crista alveolar, que tem a inserção no cemento e na crista do processo alveolar. ... Fibras secundárias do Ligamento, contém fibrilas 1,3,5,6 e 12, e circuvam vasos e nervos.
Periodonto de proteção
Uma das partes do periodonto composta essencialmente pela gengiva, isto é, é formado pelas gengivas marginal, gengiva inserida e gengiva interdentária.
GABARITO: A O periodonto de proteção consiste na gengiva, que pode ser subdividida em gengiva marginal livre, gengiva inserida e gengiva interdental (papilar). O periodonto de sustentação inserção consiste em: osso alveolar, cemento e ligamento periodontal.
O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar).
Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente. Uma vez depositado sobre a dentina radicular, sofre mineralização, aderindo-se firmemente à ela. ...
Quanto às características do periodonto de proteção, assinale a opção incorreta. O epitélio que recobre a gengiva livre se diferencia em epitélio oral, sulcular e juncional. A mucosa ceratinizada está firmemente inserida no osso alveolar e no cemento subjacente. ... A área do col é recoberta por epitélio ceratinizado.
A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. Conceitos: Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.
Qual o artigo do assédio moral?
Qual vermífugo para vacas prenhas?
Qual a ação penal na lesão corporal do art 129 par 9º?
Qual a taxa de insegurança alimentar no Brasil?
Qual a importância da estratégia organizacional?
O que é pop-up como desbloquear?
Qual o principal objetivo da NR 09?
O que são os pronomes em inglês?
Quais são os primeiros sinais da puberdade masculina?
Para que serve a tecla Ctrl Shift esc?
Quais são os 4 tipos de curativos?
Em quais hipóteses o trabalhador tem direito a receber o adicional noturno?
Como dar o remédio Annita infantil?