Quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas perpetuamente ardentes, o ruído das rodas, das cadeias, da gente toda da cor da mesma noite, trabalhando vivamente, e gemendo tudo ao mesmo tempo sem momento de tréguas, nem de descanso; quem vir enfim toda a máquina e aparato confuso e estrondoso daquela ...
E que coisa há na confusão deste mundo mais semelhante ao inferno, que qualquer destes vossos Engenhos, e tanto mais, quanto de maior fábrica? Por isso foi tão bem recebida aquela breve e discreta definição de quem chamou a um engenho de açúcar doce inferno.
"E que coisa há na confusão deste mundo mais semelhante ao inferno, que qualquer. destes vossos Engenhos, e tanto mais, quanto de maior fabrica? Por isso foi tão bem. recebida aquela breve e discreta definição de quem chamou a um engenho de açúcar.
Porque Paulo entre todos os outros apóstolos foi o vaso de eleição escolhido particularmente por Cristo para preparador dos gentios: Vas electionis est mihi iste, ut portet nomen meun coram gentibus - e quem tem por ofício a pregação e conversão dos gentios há de ter o livro em uma mão e a espada na outra: o livro para ...
Padre Antônio Vieira (1608-1697) foi um religioso, escritor e orador português, a principal expressão do Barroco Literário da língua portuguesa. Escreveu cerca de 200 sermões, nos quais revela conhecimento político, social e religioso.
30 curiosidades que você vai gostar
Trata-se de um sermão dirigido exclusivamente aos escravos, chamados por ele de etíopes – termo que designava genericamente os africanos – ou de pretos, ou, ainda, de negros da Guiné.
O sermão discute a questão do bem-comum para os escravos, utilizando-se de elementos clássicos da retórica como a composição de imagens, visando a construção de argumentos persuasivos.
Assim, quando Vieira explicava aos escravos negros que deviam entender e aceitar o estado de escravidão, não estava a ser hipócrita, nem a desrespeitar os valores cristãos, nem, obviamente, a ser um sádico escravista.
1 - A ideia defendida no Sermão é que há dois tipos de escravidão, uma física e uma espiritual, e que os negros escravizados precisam se manter fortes na fé e não deixar que a escravidão física se transforme em uma escravidão espiritual, de modo que os hoje escravos possam ser livres na vida depois da morte.
Responsável pelo desenvolvimento da prosa no período do barroco, Padre Antônio Vieira é conhecido por seus sermões polêmicos em que critica, entre outras coisas, o despotismo dos colonos portugueses, a influencia negativa que o Protestantismo exerceria na colônia, os pregadores que não cumpriam com seu ofício de ...
O Sermão da Sexagésima é um dos mais conhecidos “Sermões” do escritor e orador barroco Padre Antônio Vieira. A obra foi escrita em prosa no ano de 1655 e sua temática está pautada na religiosidade. O Sermão da Sexagésima foi proferido na Capela Real de Lisboa, em 1655.
Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.
Como o Banco Central faz o controlo da oferta da moeda?
Como saber o quadrante de um ângulo negativo?
Como eu faço para entrar no Excel?
Quantas letras e quantos fonemas há na palavra expoente?
Como saber em qual Cartório um imóvel está registrado em Belo Horizonte?
Como gerar um PDF de uma página da internet?
Como saber se a declaração do Imposto de Renda foi aceita?
Como saber de onde é a placa Mercosul?
Quais são os compassos simples e compostos?
Como saber se o número da pessoa é Claro?
O que é uma pessoa incompreendida?
Como funciona o desconto do bom cidadão no IPVA?
Qual é o certo mas tarde ou mais tarde?
Como conseguir Pegasus Duel links?
Como ganhar a bolada na Ângela?