Lutero não incluiu os livros deuterocanônicos em seu Antigo Testamento e os chamou de "Apocrypha" ("apócrifos"), ou seja, "livros que não são considerados como parte das Sagradas Escrituras, mas que são úteis e bons para a leitura".
Os deuterocanônicos, aceitos pela Igreja Católica como sagrados são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque.
Catolicismo Romano
Século 4 a.C. – Esdras Líder religioso que reformou o judaísmo e possível editor do Pentateuco (5 primeiros livros da Bíblia).
A principal razão, pela qual esse livro foi rejeitado pelos judeus, é o fato de não ter sido escrito em hebraico, porém a afirmação de que a história é fictícia ganhou força depois que Lutero adotou a bíblia judaica para o protestantismo.
Pois bem, as Escrituras canônicas são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué [filho de] Nun, Juízes, Rute, quatro livros dos Reis, dois livros de Paralipômenos, Jó, Saltério de Davi, cinco livros de Salomão, doze livros dos profetas, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, dois ...
Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si só, seja suficiente.
Especificamente, os católicos aceitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (Sabedoria de Jesus, Filho de Siráque ou Sirácide ou Bén Sirá), I e II Macabeus e Baruque (ou Baruc). Alguns destes livros são os inclusos na Septuaginta por razões históricas ou religiosas.
Além dos evangelhos, porém, há outros tipos de apócrifos que descrevem, por exemplo, a origem e o fim do mundo, como fazem o Gênesis e o Apocalipse bíblicos, respectivamente. “O cânon foi estabelecido para unificar a fé cristã, delimitar o que era dito a respeito de Deus e seu Filho e para reforçar seus dogmas.
Os cristãos não possuem o mesmo número de livros em suas Bíblias, especialmente no que tange ao Antigo Testamento. Os protestantes possuem 39 livros em seu Antigo Testamento, que corresponde (embora em uma ordem e agrupamento diferentes) aos 24 livros da Escritura judaica ou Tanakh [1].
Os livros da Bíblia foram escritos originalmente em Hebraico, Aramaico e Grego antigo. As primeiras traduções foram feitas em Grego e Latim. Mas como hoje em dia quase ninguém fala essas línguas, a Bíblia foi traduzida para muitas outras línguas.
Sua dose diária de cultura bíblica, aproveite! O termo “Sabedoria” tem uma vasta gama de significados.
A Bíblia é um conjunto de livros inspirados por Deus que guiam a vida de todo crente. Esses livros foram escritos por mais de 40 pessoas ao longo de cerca de 1500 anos, mas todos contam a mesma história e têm a mesma mensagem! Isso é porque o verdadeiro Autor da Bíblia é Deus.
Quais os sintomas de inflamação nos ovários?
Como tratar inflamação no tornozelo?
Qual é a função da medula espinhal?
Qual o alcance de uma pistola calibre 22?
Qual o melhor lugar do mundo para estudar?
É preciso tirar o dente do siso?
O que aconteceu com Ramsés depois da travessia do Mar Vermelho?
Qual é a importância da biblioteca no mundo atual?
Para quem é indicado Bioestimulador de colágeno?
O que é transporte público individual?
Para que serve limão para cachorro?
Quais alimentos que ajudam no tratamento da esquizofrenia?
Quem é o fantasma da Grifinória?