Mito. As verrugas genitais são quase sempre benignas. Na grande maioria dos casos, elas não levam ao câncer, não se transformam em câncer e nem predispõem uma pessoa ao desenvolvimento da doença.
Verrugas filiformes: são lesões finas e alongadas que se projetam para fora da epiderme da face, pescoço, pálpebras e lábios especialmente nas pessoas mais velhas. Verrugas anogenitais ou condilomas acuminados: essas verrugas podem ser precursoras de tumores malignos, como o câncer de colo do útero e de pênis.
Para saber se elas são um tumor, utilize a técnica ABCDE:A – Assimetria: procure por verrugas ou sinais que são assimétricos ou desnivelados.B – Borda: verifique se alguma verruga ou sinal possui uma borda irregular.C – Cor: veja se alguma verruga ou sinal possui várias cores.
Se você tiver verrugas de pele, é hora de agir rapidamente, pois elas podem se espalhar por seu corpo se não forem tratadas. Se suas verrugas estão lhe causando desconforto emocional ou físico, consulte um dermatologista, para eliminá-las por completo e usar remédios de reforço imunológico.
Ainda assim, há uma probabilidade próxima de 100% de tratá-la sem ter de enfrentar nenhuma complicação, bem antes de se transformar em câncer. Em média, o tempo entre a infecção por HPV de alto risco e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.
26 curiosidades que você vai gostar
Equipe Oncoguia
A maioria das mulheres que têm HPV e um Papanicolaou normal apresenta uma probabilidade muito baixa de desenvolver células pré-cancerosas, que precisam ser tratadas no próximo ano por alguma alteração celular (em torno de 4%, ou 4 de 100 dessas mulheres podem precisar de tratamento).
O HPV é transmitido principalmente por contato sexual. A maioria das pessoas é infectada logo após o início da atividade sexual. O câncer do colo do útero é causado por infecção sexualmente adquirida com certos tipos de HPV. Dois tipos de HPV (16 e 18) causam 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas.
Em um prazo de 10 a 14 dias a verruga se desprende e em seu lugar forma-se uma nova camada de pele. Em casos mais persistentes é necessária uma reaplicação do produto depois de duas semanas.
Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.
Como faço para trabalhar na Heineken?
Quanto ganha um Vendedor de sorvete?
Como é trabalhar na flex Sorocaba?
Como trabalhar gráficos e tabelas em sala de aula?
Quanto ganha um secretário de Ordem Pública?
Como ingressar na área de pesquisa?
Qual melhor site para afiliados?
Como usar o baralho em sala de aula?
Como se cadastrar na loja Havan?
Como trabalhar os conteúdos de medida na Educação Infantil?
Como trabalhar letra maiúscula e minúscula?
Como se trabalhar a oralidade em sala de aula?
Como funciona a Fórmula datam?
O que fazer para trabalhar na área da saúde?
Pode usar própolis na pele do rosto?
Como não deixar o fone de ouvido cair?