Quem tem o útero retrovertido pode engravidar? A reversão uterina não interfere diretamente na fertilidade feminina, portanto, a mulher com essa condição pode engravidar.
Útero retrovertido não causa infertilidade
A mudança na posição do órgão não interfere em nenhuma atividade do aparelho reprodutor feminino, apenas pode ser caracterizada como uma particularidade do corpo de uma parcela das mulheres.
Uma dica preciosa para engravidar com útero retrovertido, é namorar estilo cachorrinho ou qualquer uma onde o homem ejacula com a mulher de costas. Essa posição facilita a entrada do espermatozoide. Para quem tem útero em meioversão ou anteversoflexão, a melhor posição é a de frente para o parceiro.
Contudo, quando a mulher engravida, o útero vai crescendo e perdendo qualquer uma das flexões. Desta forma, independente da posição pré-gestacional, o órgão vai se retificando, ou seja, ficando de forma reta. Sendo assim, a barriga de grávida com o útero retrovertido é igual a qualquer outra gestação.
Para quem possui o útero antevertido, a orientação é que, ao deitar-se, levante-se a nádega, colocando um travesseiro ou uma almofada embaixo dela. Já se o útero for retrovertido, a mulher deve deitar-se de de bruços, com o travesseiro na região genital.
41 curiosidades que você vai gostar
O útero invertido, também chamado de útero retrovertido, é uma diferença anatômica em que o órgão é formado para trás, em direção às costas e não voltado para frente como é normalmente. Neste caso também é comum que os outros órgãos do sistema reprodutor como os ovários e trompas também estejam voltados para trás.
Quando é este o caso o útero retrovertido tem cura através de cirurgia, embora na maioria dos casos o tratamento cirúrgico não seja necessário. Nesses casos, o posicionamento invertido do órgão pode ser decorrente de aderências resultantes desses processos, que alteram a posição anatômica natural do útero.
Noutras, a retroversão pode ser adquirida nas seguintes circunstâncias: durante o parto (posição em geral transitória), pela flacidez dos ligamentos que fixam o útero à pelve ou a outros órgãos, pela presença de miomas ou de cicatrizes provocadas por focos da endometriose ou por infecções pélvicas.
O útero retrovertido pode ser móvel ou fixo. A diferença é que o útero invertido móvel pode mudar de posição por conta de algum fator como, por exemplo, durante o parto. Enquanto a retroversão uterina fixa, como o próprio nome indicada, permanece no mesmo local indefinidamente.
O que são vulcões ativos e inativos?
Qual o melhor horário para tomar fluoxetina 20mg para emagrecer?
O que é uma pessoa impressionado?
Quantos anos tem marcos frotas?
Qual a diferença entre facetas e Lentes?
Quem mais consome álcool no Brasil?
Quais são os tipos de maquiagem?
Quais os principais riscos ergonômicos na enfermagem?
O que é constituição outorgada?
Quando se pode comer carne na sexta?