As crianças diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem ter desenvolvimento e uma vida normal com o tratamento.
O tratamento para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), juntamente com os riscos relacionados à saúde que ele representa, tem a possibilidade de adicionar uma média de 9 a 13 anos à expectativa de vida de crianças e adultos diagnosticados com TDAH.
“Performance insuficiente na escola, problemas na vida social, abuso de substâncias, acidentes de carro, chance reduzida de prosseguir os estudos até a universidade. No caso dos adultos, a falta de tratamento também afeta o trabalho e a renda, a satisfação no casamento e a chance de divórcio.”
As pistas do TDAH
A pessoa tem dificuldade constante em se concentrar e se organizar. Esquece tarefas, comete erros ou se distrai facilmente onde está. É o famoso age ou responde antes de pensar, o que inclui interromper e não ouvir ou obedecer os outros — e receber recriminações por isso.
Comumente diagnosticado durante a infância, o TDAH pode persistir na idade adulta em até metade dos casos, e implica em consequências prejudiciais à saúde e à vida social do indivíduo, se não tratado adequadamente.
43 curiosidades que você vai gostar
Resultado: Experiências adversas recorrentes na vida da criança, como violência doméstica e divórcio dos pais, podem agravar quadros de TDAH ou contribuir para o aparecimento do transtorno.
Sabemos hoje que crianças com TDAH têm em regra menos 12 anos de expectativa de vida, comparado com crianças sem a patologia.
– Pessoas com TDAH são menos inteligentes que as outras? Mito. Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.
Fato: é um pouco difícil amar alguém com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Talvez você se sinta como em um campo minado, sem saber ao certo o que dizer, sem saber qual reação virá. Qualquer palavra sua, por melhor intencionada que seja, pode detonar uma explosão de emoções.
Além de alterações de humor, os portadores de TDAH podem perder o interesse rapidamente pelas coisas e precisam de novidades para se sentir estimulados, revelando uma mistura de incapacidade em manter-se com energia e disposição suficientes para sustentar algo, ainda enfrentando a inquietude própria do transtorno.
O tratamento deve sempre levar em conta o controle dos sintomas. Suspende-se o tratamento quando o paciente apresenta-se assintomático por pelo menos o período de um ano, ou quando há melhora significativa dos sintomas. Vale lembrar que cada caso é único.
Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites. Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos).
Seguem algumas razões pelas quais Hammer diz que o TDAH pode causar problemas para manter amigos: Você se sente sobrecarregado. Quando estamos sobrecarregados, até pensar em fazer mais uma coisa é demais. Se essa “mais uma coisa” for para outra pessoa, ela pode facilmente nunca chegar aos nossos radares pessoais.
O relacionamento a dois do portador de TDAH é muitas vezes uma prova de paciência para ambos: ao portador cabe um grande esforço para tentar vencer as limitações impostas pela enfermidade, e o parceiro precisa ter paciência redobrada para lidar com a desatenção crônica a os esquecimentos freqüentes.
A incapacidade básica de prestar atenção, típica do TDAH, costuma gerar uma gama de comportamentos “mal vistos” dentro de um relacionamento como parecer não ouvir o outro, não perceber os sentimentos do outro, não lembrar datas ou acontecimentos importantes do casal, não dividir as tarefas da casa e não se lembrar de ...
Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!
Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.
O professor Michael Fitzgerald alegou que foi possível identificar traços de TDAH em uma lista de figuras históricas, como Júlio Verne, Mark Twain, Sir Walter Raleigh, Thomas Edison, Oscar Wilde, James Dean, Clark Gable e até mesmo Che Guevara.
Jyoti Bhagia, da Mayo Clinic, sediada em Rochester, Minessota (EUA), explica que “estudos mostram que o cérebro do portador de TDAH tem alterações na região frontal, nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) — que estabelecem as conexões entre os neurônios e são responsáveis pela sensação de prazer e aumento da ...
Neste caso, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como a memória. São inquietos e, em alguns casos, impulsivos. Estudos científicos mostram que portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro.
Essas carreiras podem incluir trabalhos mecânicos como mecânicos de carro e conserto de máquinas, construções, design de interiores, editoração eletrônica e produção de filmes. Estes adultos podem ser capazes de manter um foco maior nestes trabalhos se eles gostarem de criar coisas novas ou trabalharem com as mãos.
Causas do TDAH
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um dos transtornos mais estudados no mundo. Por isso, considera-se, hoje, que as causas do aparecimento do TDAH são uma combinação entre fatores genéticos, alterações no cérebro e fatores ambientais.
o Apresenta sintomas de desatenção e hiperatividade simultaneamente. Outros sintomas associados podem incluir: Baixa tolerância a frustrações; temperamento explosivo; dificuldade em se expressar; desejo de fazer tudo ao mesmo tempo; mudar constantemente de planos; tendência a compulsões e excessos.
Não existe cotas para pessoas com TDAH; Algumas poucas empresas aceitam adequar-se às necessidades das pessoas com TDAH, mas no Brasil ainda são poucas, e também não é obrigatório por Lei. Não é possível pedir aposentadoria precoce por causa do TDAH.
Algumas pesquisas indicam que em média, portadores de TDAH tem um escore de QI 10 pontos abaixo dos seus pares sem TDAH.
Porque a impunidade é tão frequente no Brasil?
Quando instalar as esquadrias?
Como implantar integração Lavoura-pecuária?
Como funciona a integração do Rio Card?
Como é o funcionamento de uma garrafa térmica?
Como limpar espelho de tomada sujo de tinta?
É necessário limpar o coração de frango?
Como limpar o sifão do vaso sanitário?
Como purificar o coração segundo a Bíblia?
Qual melhor produto para limpar vaso sanitário?
Como limpar o coletor de admissão?
Qual a diferença semântica entre as palavras traz e trás?
Como fazer uma limpeza no registro do Windows 10?
O que fazer para não ser reprovado no exame prático?
Como limpar sistema do iPhone?
Como ficar com o rosto mais redondo?