Alguns fatores contribuem para o seu aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física. A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (www.endocrino.org.br), a síndrome metabólica é um termo utilizado para denominar um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam nas pessoas e aumentam as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, derrames e diabetes.
Na dieta para síndrome metabólica deve se dar preferência a cereais integrais, legumes, frutas frescas e secas, leguminosas, peixe e carnes magras, porque uma alimentação baseada nestes alimentos vai ajudar a controlar as gorduras no sangue, a pressão alta e a diabetes.
A síndrome metabólica é caracterizada por uma grande circunferência abdominal (devido à gordura abdominal excessiva), hipertensão arterial, resistência aos efeitos da insulina (resistência à insulina) ou diabetes, e por níveis anormais de colesterol e outras gorduras no sangue (dislipidemia).
A síndrome metabólica é um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Estas doenças são a obesidade – principalmente àquela caracterizada com aumento de cintura abdominal, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.
Pelo fato da Síndrome Metabólica estar associada a maior número de eventos cardiovasculares é importante o tratamento dos componentes da Síndrome. É fundamental que seja adotado um estilo de vida saudável, evitando fumo, realizando atividades físicas e perdendo peso. Em alguns casos o uso de medicação se faz fundamental.
Não existe um único critério aceito universalmente para definir a Síndrome. Os dois mais aceitos são os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os do National Cholesterol Education Program (NCEP) - americano. Porém o Brasil também dispõe do seu Consenso Brasileiro sobre Síndrome Metabólica, documento referendado por diversas entidades médicas.
Na alimentação para pacientes com síndrome metabólica é importante evitar: Doces, açúcares e refrigerante s especialmente na dieta para síndrome metabólico com resistência à insulina ou diabetes; Alimentos com adição de açúcar, sal e gordura.
Na dieta para síndrome metabólica deve se dar preferência a cereais integrais, legumes, frutas frescas e secas, leguminosas, peixe e carnes magras, porque uma alimentação baseada nestes alimentos vai ajudar a controlar as gorduras no sangue, a pressão alta e a diabetes. A síndrome metabólica...
Qual o banho para ter sorte no jogo?
O que John Dalton descobriu em 1800?
Quais os princípios básico da toxicologia?
Quando ocorre a promoção vertical?
Qual o valor do pássaro faisão?
Quanto tempo Citrimax faz efeito?
Quais são os tipos de assédio que existe?
Qual a produção de mel por colmeia?
Onde chega o código de verificação do ID Apple?
Qual a taxa de mortalidade no Brasil em 2018?
Quando o pé de morango começa a dar frutos?
Quais são as principais características do monopólio e da concorrência monopolística?
Quantas especializações um enfermeiro pode fazer?
Quantos euros preciso para entrar em Paris?
Quais são as células mais Radiossensíveis?
Qual melhor leitor de código de barras CCD ou laser?