25 anos
A Aposentadoria Especial por Periculosidade é um benefício previdenciário concedido aos profissionais que trabalham expostos à situações que apresentam perigo à vida. Essas situações, por serem mais penosas que outras atividades, dão o direito ao trabalhador de se aposentar com 25 anos de contribuição.
Popularmente, se diz que o homem a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 2 anos e a mulher a cada 5 anos com insalubridade ganha mais 1 ano. O cálculo de conversão para a mulher é a quantidade de anos insalubres x 1.2 e do homem, os anos de tempo especial x 1.4.
Não é possível incluir o adicional de insalubridade na aposentadoria, pois estamos falando de dois campos diferentes. A aposentadoria especial por insalubridade está no campo do Direito Previdenciário, enquanto o adicional de insalubridade está no campo do Direito Trabalhista.
Sendo possível ainda se aposentar pelas regras antigas. Deste modo, a mulher que cumpriu mais de 30 anos de contribuição até a data da Reforma da Previdência, e tenha 50 anos de idade, vai conseguir se aposentar. Ela poderá até ter uma idade a menos, pois esse fator não será necessário.
Mas no caso de uma aposentadoria especial por periculosidade, a única maneira de receber é através de um processo judicial. Mesmo que seja um eletricitário ou um vigilante armado, um motoqueiro ou outro profissional que receba periculosidade, esse é o único caminho para ter acesso a aposentadoria especial.
Porém, existe a possibilidade de judicializar, ou seja, é possível receber a aposentadoria especial diante de anos de atividades periculosas com base na jurisprudência sobre o assunto. Isso também ocorre diante do recebimento de aposentadoria especial por insalubridade com menos de 25 anos.
O adicional de periculosidade está previsto no artigo 193, da CLT, e representa um acréscimo de 30% (trinta por cento) sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
A aposentadoria especial não depende do Fator Previdenciário, aquele em que o trabalhador precisa atingir uma idade específica como contribuinte. Na verdade, para que realmente seja uma aposentadoria especial, o tempo de contribuição é relativo somente ao tipo de atividade prestada.
Como lançar uma compensação de INSS?
Para que serve a pomada de tacrolimus?
Como usar ureia na plantação de alface?
Quanto tempo demora para compensar um boleto do Magazine Luiza?
Qual tipo de blusa usar com saia envelope?
Tem como gerar boleto no Santander?
Como gerar DANFE através da chave de acesso?
Como aumentar a vida no Hollow Knight?
Qual é a função da ureia na horta?
Para que serve pomada tobramicina?
Para que serve o CPF no boleto?
Até quando o bebê deve usar toalha com fralda?
Tem como usar DVI e VGA ao mesmo tempo?
Quanto tempo dura uma vela de citronela?