A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.
A hiperpigmentação é causada por um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns factores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.
A pele negra é mais espessa e, portanto, muito mais resistente e elástica do que a pele branca, uma vez que possui maior quantidade de melanina (proteína presente na 1. ª camada da pele e que lhe dá cor).
O excesso de melanina pode gerar manchas de melasma
Além da exposição solar, a melanina pode ser estimulada por alterações hormonais e inflamações. Esses fatores podem causar manchas amarronzadas em algumas partes do corpo, conhecidas como melasma.
1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.
26 curiosidades que você vai gostar
A pele, porém, se renova constantemente – todas as células são trocadas num prazo entre 30 e 90 dias (mesmo que você não tome sol). As células com a melanina do bronzeado migram da camada mais profunda para a mais superficial e naturalmente descamam (eliminando, consigo, o pigmento). 4.
Como mencionado anteriormente, a síntese de melanina é ativada por diversos mecanismos diferentes, muitos dos quais ocorrem através da comunicação entre as células da epiderme (queratinócitos) e os peptídeos que se ligam a receptores específicos nos melanócitos, iniciando a produção de melanina.
Ou seja, um descendente de dinamarqueses aguenta mais o frio, mesmo se for nascido e criado a vida inteira em Maceió. “É uma proteção genética. A pessoa de origem caucasiana, europeia, tem uma adaptação fisiológica maior ao frio e menor ao calor”, explica ele .
Embora o número de glândulas sudoríparas seja idêntico na raça negra e branca, indivíduos brancos suam mais. A pele negra absorve maior quantidade de calor, mas parece ter maior resistência à temperatura elevada.
Geralmente refere-se à pele de cor marrom (castanha) clara ou moderada, amarronzada ou bronzeada, e é frequentemente descrita como tendo tons amarelados, esverdeados ou dourados.
A vitamina C é capaz de diminuir a síntese de melanina (pigmento escuro da pele) em células conhecidas como melanócitos (células que produzem melanina). Esta atividade ocorre devido à sua capacidade de interferir com a ação da tirosinase, a enzima limitante da formação do pigmento melanina.
“Os indivíduos com o tom de pele mais escuro, graças à presença de maior quantidade do pigmento melanina no corpo, tem uma síntese prejudicada de vitamina D, já que a melanina é capaz de dissipar 99,9% da radiação UV absorvida pela pele”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.
Quanto mais morena a pele, mais protegida ela é contra esses raios nocivos, que podem causar queimaduras e câncer. E também é por causa da melanina que a gente fica mais bronzeado quando vai à praia: ao sentir o risco do ambiente, os melanócitos aumentam a produção de melanina, deixando a pele mais escura.
Além disso, a melanina age como um filtro natural e protege a pele da ação nociva dos raios ultravioleta do sol, capazes de causar problemas sérios. Peles claras produzem menos melanina do que as mais escuras, portanto sofrem mais os efeitos da radiação UV e de outros agentes agressivos.
A pele negra, por ter a epiderme mais epessa, é mais resistente a agressões externas.
Porque é que é as mulheres são mais friorentas
Além da questão da menor massa muscular à superfície corporal, mais frequente nas mulheres, há estudos que indicam que elas apresentam maior vasoconstrição em ambientes frios, isto é, as veias estreitam-se para reduzir o fluxo de sangue e evitar a perda de calor.
Os hormônios da tireoide (T3 e T4), que regulam o metabolismo do corpo, são um dos principais responsáveis por algumas pessoas sentirem mais frio que outras. De acordo com Carneiro, os hormônios T3 e T4 “respondem” ao frio. Isso significa que a temperatura mais baixa aumenta sua quantidade.
O endocrinologista Rogério Siliciani, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que homens tendem a sentir menos frio que as mulheres porque têm maior massa muscular, o que reflete em um maior gasto energético, que é transformado em calor corporal.
A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.
O melanócito é uma célula dendrítica, especializada na produção de melanina, um pigmento de coloração marrom-escura. Estas células encontram-se na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além de estarem presentes também na retina.
A melanina é produzida no interior da célula melanócito.
Esse tipo de célula dendrítica encontra-se na junção da derme com a epiderme, região dos queratinócitos. Os prolongamentos dos melanócitos entram nas células das regiões basal e espinhosa do tecido epitelial, liberando ali toda a melanina produzida.
3- Tenha uma alimentação rica em carotenoides
Mamão, laranja, cenoura, abóbora, manga e damasco são alguns dos alimentos ricos em carotenoides que devem ser incluídos no cardápio para ajudar na prevenção de manchas relacionadas à exposição solar, pois eles diminuem a oxidação causada pela radiação ultravioleta.
— Além cremes que ajudam a rejuvenescer a pele, existem os peelings corporais e faciais e os lasers. O laser ideal é aquele que entrega a energia de forma rápida quebrando as moléculas do pigmento da mancha (melanina) sem causar danos para a superfície da pele.
Nós compartilhamos com você algumas dicas para clarear seu tom de pele naturalmente e obter essa aparência impecável.Durma o suficiente.Beba bastante água.Use protetor solar constantemente.Hidrate a sua pele.Massageie seu rosto com azeite e mel.Faça uso de vapor facial.Use água de rosa.Faça esfoliamento de pele.
Algumas pessoas são naturalmente mais quentes que outras. Mulheres, por exemplo, têm temperaturas levemente maiores que a de homens – e elas se alteram durante o ciclo menstrual. Diferenças étnicas também influenciam, e o novo estudo se restringiu apenas a amostras de norte-americanos.
Como saber a data de fabricação de uma TV?
Como saber a densidade de um travesseiro?
Como saber a cor que o Shih Tzu vai ficar quando crescer?
Como calcular fechamento da folha de pagamento?
Como recuperar sua conta no Roblox 2020?
Como calcular fração com denominadores iguais?
Como resolver o problema o sistema não pode encontrar o caminho especificado?
Como tirar o plágio de um texto?
Como corrigir Código 80072EFE?
O que significa PEXT vínculo com informação extemporânea passível de comprovação?
Como redimensionar o Tamanho de uma imagem no Photoshop?
Como mudar o tamanho da imagem na hora da impressão?
O que fazer quando a moto descarrega?
Como se processa a alteração do nome empresarial?