Doenças crônicas são aquelas que duram mais de um ano e precisam de cuidados médicos praticamente constantes. Câncer, diabetes e problemas cardiovasculares estão na lista que reúne as principais causas de morte no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para ter uma alimentação equilibrada e mais saudável é necessário colocar em prática alguns hábitos: evite o excesso de açúcares e de sal, frituras e alimentos industrializados, que possuem concentração de sódio, de conservantes e de produtos cancerígenos e consuma alimentos in natura, como frutas verduras e legumes.
Saiba como prevenir doenças e ficar bem com a sua saúde
Suas ações fundamentam-se em três eixos estratégicos: I – vigilância, informação, avaliação e monitoramento; II – promoção da saúde e III – cuidado integral.
Com isso, portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência ...
Saiba quais doenças crônicas são listadas pelo Ministério da Saúde para receber vacina da gripe CATEGORIA: SAÚDE - 26 DE ABRIL 2018
Embora a definição possa variar de acordo com as fontes, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são aquelas que, além de não serem causadas por microorganismos (vírus, bactérias, parasitas), apresentam um desenvolvimento lento e longa duração.
A prevenção e controle das DCNT e seus fatores de risco são fundamentais para evitar um crescimento epidêmico dessas doenças e suas conseqüências nefastas para a qualidade de vida e o sistema de saúde no país.
Entre os homens, a primeira causa foi o câncer de traqueia, brônquios e pulmões – 15%, seguido pelo de próstata – 13,4% e o de estômago – 9,8% (BRASIL, 2011e). Além da mortalidade, as doenças crônicas apresentam forte carga de morbidades relacionadas.
As desigualdades sociais, diferenças no acesso aos bens e aos serviços, baixa escolaridade e desigualdades no acesso à informação determinam, de modo geral, maior prevalência das doenças crônicas e dos agravos decorrentes da evolução dessas doenças (SCHMIDT et al., 2011).
2 POR QUE ORGANIZAR A ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS CRÔNICAS NO SUS? As doenças crônicas constituem problema de saúde de grande magnitude, correspondendo a 72% das causas de mortes. Hoje, são responsáveis por 60% de todo o ônus decorrente de doenças no mundo.
Este documento visa estabelecer as diretrizes para o cuidado às pessoas com doenças crônicas na Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, assim como a subsidiar a organização dessa rede e a definir conceitos importantes para a organização. 5 1 O QUE SÃO DOENÇAS CRÔNICAS? As doenças crônicas compõem o conjunto de condições crônicas1.
Como abrir um documento Word no Excel?
Como converter o vídeo em link?
Como transformar um link em um áudio?
Como transformar um roteador em adaptador wireless?
Como transformar USB em Bluetooth?
Como transformar um HTML em link?
Como ler os livros de Clarice Lispector?
Como fazer aplicação de Triancil?
Como Salvar link em uma pasta?
Como transformar mapa mental em PDF?
Qual o objetivo da demonstração do valor adicionado?
Como assinar o Amazon Prime na TV?
Como se cadastra na Tarifa Social da Cosern?
Como usar o fone de ouvido do celular no PC?
Como dormir com um colar cervical?