Entre os fatores de risco, vários estudos mostram que a presença de colo curto no segundo trimestre de gestação está relacionada a uma maior possibilidade de parto prematuro. Além disso, quanto menor o comprimento do colo, menor será a idade gestacional do parto, independentemente da história reprodutiva.
O que causa um colo do útero curto? A principal causa de um colo do útero curto durante a gravidez é a insuficiência cervical (ou incompetência istmocervical). Durante a gravidez, o bebê cresce e se torna mais pesado, pressionando o colo do útero.
Algumas situações dificultam o parto normal e podem colocar mãe e bebê em risco. Uma delas é quando a placenta está em cima do colo do útero, chamada de placenta prévia. Além de impedir a passagem do bebê, corre-se o risco de hemorragia durante o parto vaginal.
Colo curto
“É possível identificar que o colo é curto antes da gestação ou no começo dela. O repouso é indispensável e, em alguns casos, é necessário fazer a cerclagem uterina, que é uma amarração feita com fios bem fortes no colo do útero para impedir que a dilatação aconteça antes do tempo”, explica o especialista.
Considera-se encurtamento do colo uterino valores menores ou iguais a 2,5 cm. Quanto mais curto for o comprimento do colo uterino maior é o risco de parto prematuro espontâneo. Além do risco de trabalho de parto/ parto prematuro, o encurtamento do colo está associado a infecção e inflamação intra-amniótica.
39 curiosidades que você vai gostar
O exame de toque é utilizado para se verificar a dilatação do colo, que chega até 10 cm. “O exame de toque também avalia a espessura do colo do útero da gestante – que pode ser grosso, médio ou fino, de acordo com a intensidade das contrações. Quanto mais fino está o colo, mais rápido a dilatação acontece.
A médica informou que entre as principais causas do problema estão histórico de aborto, cirurgia no colo do útero e doenças que levam a alteração no tecido conjuntivo do colo, além de alterações e má formações no útero.
O repouso absoluto é indicado quando há doenças ou condições fisiológicas que impedem a movimentação. Problemas associados à posição do feto ou a doenças crônicas exigem que a gestante fique somente sentada ou deitada. Há casos em que a mulher poderá se locomover apenas para o banho ou as necessidades fisiológicas.
No repouso absoluto, a gestante não pode sair da cama e deve ficar deitada preferencialmente do lado esquerdo, posição que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê. Algumas mulheres podem se levantar somente para tomar banho ou ir ao banheiro, mas outras não têm permissão nem para sentar.
Como saber se você está ficando careca?
Quais as principais técnicas de Pesquisa Operacional?
Quantos anos tem a Beth Guzzo?
O que são condições de procedibilidade e quais as suas espécies?
Quais são os problemas urbanos destacados?
Qual a melhor injeção para esporão?
Quanto ganha por ponto no mini índice?
Qual a gasolina mais pura do Brasil?
Como o Ichigo tem um Hollow dentro dele?
O que as empresas podem fazer para melhorar o meio ambiente?
Onde fica o maior foguete do mundo?
O que significa Realizar-se-á?
O que está acontecendo com o meio ambiente 2021?
O que pode causar a queima de um disjuntor?
Tem como cancelar uma ordem executada rico?
Como é feito a aplicação da anestesia local?