A coordenadora da Equipe Multidisciplinar do IBCC Oncologia, Lais Fonseca, ressalta que a reflexologia é um importante recurso terapêutico contra o stress e ansiedade e fornece ao paciente oncológico uma maneira natural de aliviar muitos dos efeitos colaterais de tratamentos como quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
A técnica realizada foi nos pés, chamada de reflexologia, por um tempo médio de 20 a 30 minutos, que ajuda a reduzir dor, fadiga, náusea, tristeza e depressão. “A massagem, em geral, é segura quando realizada por um terapeuta qualificado e que tenha experiência em pacientes com câncer.
PH: Um mito frequente é de que pacientes com câncer não podem fazer massagem. Mas não há uma contraindicação geral a este tipo de atividade, e a maioria dos pacientes pode fazer, sem problema. Trata-se de uma importante terapia complementar, que pode trazer melhoria no bem-estar.
As contraindicações da reflexologia se aplicam em casos de pessoas com diabetes que apresentem machucados nos pés, mulheres em gestação, pessoas que fazem uso do marca-passo, pessoas em processos de alergia na pele ou dermatite, pessoas que apresentam varizes expostas, trombose ou fraturas.
Pacientes com câncer não podem usar remédios em casa sem orientação médica, nem mesmo lendo a bula. O conhecimento técnico é muito importante neste momento. A única exceção é se o médico já havia receitado esse medicamento previamente, para o caso de ser necessário fazer o uso.
29 curiosidades que você vai gostar
Como minimizar a dor no corpo após a quimioterapia?Uso de analgésicos em horários determinados. Após a quimioterapia, o seu médico poderá recomendar alguns remédios que precisam ser tomados na hora certa. ... Não espere a dor aparecer. ... Faça exercícios. ... Durma bem.
A maior parte dos casos de dor ocorre quando um tumor pressiona os ossos, nervos e órgãos do corpo. Pacientes com doença avançada são mais propensos a sentirem dor. Compressão da medula espinhal. Quando um tumor invade a coluna vertebral, pode pressionar a medula espinhal.
Esta terapia não é aconselhável para pessoas que sofram de doenças cardiovasculares, que tenham doenças graves ou restrições imposta por médicos. Assim após cirurgias, fraturas, problemas de circulação sanguínea ou feridas abertas nos pés e durante a gestação deve-se evitar sessões de reflexologia podal.
Nos casos de febres infecciosas, hemorragias, descalcificações graves (osteoporose severa), flebite, trombose, fraturas (antes de solidificadas), câncer, feridas abertas, queimaduras recentes e doenças mentais graves (o doente mental pode ter uma crise e atacar o terapeuta), a massagem estará contraindicada.
A Reflexologia é indicada para:Estresse.Torcicolo.Dores na coluna.Dores de cabeça e enxaqueca.Dores musculares.
Pacientes com câncer podem se beneficiar da drenagem linfática, especialmente para a prevenção e tratamento de linfedemas, que ocorrem quando a linfa corporal se acumula nos tecidos moles do corpo, habitualmente no braço ou na perna, causando inchaço, dormência e desconforto para as pacientes.
A drenagem linfática aliada ao tratamento de câncer pode ser benéfica para quase todos os pacientes oncológicos, independente da região afetada. Além disso a drenagem pode ser iniciada em qualquer momento do tratamento, independente se for um procedimento cirúrgico ou clínico, como radioterapia e quimioterapia.
Indicações e contraindicações para a Drenagem Linfática
Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.
São contraindicações: tumores; cardiopatias descompensadas; dermatites agudas; queimaduras; inflamação aguda de articulações; infecções, hiperestesia da pele. Na região facial podem ser utilizados toques e deslizamentos desde a região da órbita.
Contra-Indicação:
Contra-indicações são condições ou situações que podem impedir-nos de tomar um medicamento com segurança. Serão geralmente condições que já conhece sobre si próprio e das quais deve informar o médico ou outro profissional de saúde antes de tomar uma medicação que lhe seja recomendada.
2a Questão (Ref.: 201408886333) Pontos: 1,0 / 1,0 É considerada contra indicação absoluta à massagem a presença de: estiramento muscular. distrofia simpática. aderências na pele.
As indicações mais comuns da reflexologia podal são:Alívio do estresse;Alívio das tensões físicas e mentais;Combate ao nervosismo;Ativação da circulação sanguínea;Equilíbrio hormonal;Alívio de dores diversas;Reequilíbrio orgânico;Alterações na pressão arterial;
A reflexologia podal possui diversos benefícios e é indicada para pessoas estressadas, tensas, nervosas, com problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, diversos tipos de dores e desequilíbrio do sistema. O estresse é a maior causa de doenças cardíacas, enxaqueca, dores musculares, nervosismo e depressão.
A terapia podal é um tratamento completo para os pés. A sua formulação possui ativos que recuperam a elasticidade da pele, mantendo-a hidratada e macia. A renovação que seus pés precisam.
Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.
A maioria dessas dores desaparece espontaneamente, mas algumas pessoas podem ter uma dor persistente durante meses ou anos e até mesmo apresentar danos permanentes aos nervos.
Considerando os sinais precoces, identifica-se com recorrência: dispneia, dor, aumento de secreções respiratórias, fadiga e fraqueza progressiva, diminuição da ingestão de alimentos e fluidos, e, em menor recorrência, convulsões, mioclonias, náuseas, vômitos, xerostomia, retenção urinária, incontinência de esfíncteres ...
Opções de Tratamento para a Dor Crônica Causada pelo CâncerOpções de Tratamento para a Dor Crônica Causada pelo Câncer. ... Medicação oral não opioide (Pílulas) ... Opioides. ... Infusão externa de medicamentos. ... Bomba de Infusão de Fármacos (Sistema de Liberação do Medicamento Intratecal) ... Bloqueios neurolíticos. ... Neuroablação.
Algumas drogas que compõem a quimioterapia podem causar dor nas juntas ou nos músculos. Quando isso ocorre uma vez, espera-se que aconteça de novo ao reutilizar a droga. Por isso, é importante descrever para o oncologista em detalhes o que ocorreu, para que este verifique a melhor estratégia de controle.
A quimioterapia é a técnica que mais causa esse sintoma. Por ela ser uma ação forte, em virtude do uso das drogas para eliminar vestígios cancerígenos, o corpo pode desenvolver reações pela ação não comum ao organismo.
Como oferecer couve para bebê?
Qual é a regra de nomenclatura Como damos o nome dos óxidos iônicos?
Como manusear empilhadeira a gás?
Como nossas escolhas podem interferir na nossa vida?
Qual é a principal função da pele o que ocorre se a pele tiver uma lesão?
Como solicitar o parcelamento do FGTS MP 1046?
Quanto tempo a sarna fica na roupa?
Como limpar cogumelo paris fatiado?
Como saber se o cara tá me paquerando?