Quem governa o município é o prefeito, ajudado pelos secretários. Na ausência do prefeito, quem governa o município é o vice-prefeito. Os vereadores compõem a Câmara Municipal e fazem as leis do município.
No caso do Brasil, o Município é composto, basicamente, pela Prefeitura e pela Câmara Municipal. A Prefeitura é o órgão onde se desempenha o Poder Executivo do Município; é comandada por um prefeito e dividida em secretarias de governo, por exemplo: Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, etc.
O Governador do Estado exerce o executivo estadual. Da mesma forma que o executivo federal, é eleito para um mandato de quatro anos em primeiro ou segundo turno, conforme o caso.
Governo Municipal
É atribuído ao município o gerenciamento e controle do trânsito, do transporte público, de saneamento básico, iluminação, recolhimento de lixo e de outros serviços urbanos, assim como a administração de empresas públicas que atuem nessas áreas.
Organizado em três esferas, o Executivo abrange os governos federal, representado pelo presidente da República; estadual, nas figuras dos governadores; e municipal, exercido pelos prefeitos.
19 curiosidades que você vai gostar
A função administrativa do Governo consiste na concretização e realização dos interesses públicos da comunidade, dando execução a decisões ou deliberações nos mais diversos domínios, como a economia, as obras públicas, o sistema de saúde, o sistema de ensino, etc.
Política. Governador é o chefe do Executivo estadual, responsável por administrar o estado pelo qual foi eleito para governar. Seu mandato tem quatro anos de duração. O governador é o cargo político que executa a administração estadual.
Quem administra os estados são às seguintes pessoas, o Governador administra o Estado, juntamente com seus secretários, compondo o Poder Executivo dos Estados, compondo assim o governo. A diferença entre Estado e Governo é a hierarquia entre eles.
Em grande parte dos países o Presidente da República usa uma faixa presidencial como distintivo do cargo. Em algumas repúblicas, o presidente é o chefe do poder executivo, fazendo parte das suas competências a gestão do governo do país e, até certo ponto, a própria direção do rumo político da nação.
O poder executivo municipal chefia a administração e comanda os serviços públicos, tendo como comandante o prefeito.
O prefeito é a autoridade máxima de uma cidade.
O prefeito é o cargo político responsável pela gestão dos municípios no Brasil, e, portanto, esse cargo representa o Executivo na esfera municipal.
O Governo federal do Brasil é o conjunto dos três poderes — executivo, legislativo e judiciário — na esfera federal da União. É sediado em Brasília (DF) e é o responsável pelos interesses da administração federal em todo território nacional. O poder executivo tem como mandatário o Presidente da República.
CF/1946, art 79, § 1º - "Em caso de impedimento ou vaga do Presidente e do Vice-Presidente da República, serão sucessivamente chamados ao exercício da presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, O Presidente do Senado Federal e o Presidente do Supremo Tribunal Federal."
O presidente do STF é o quarto na linha de sucessão da Presidência da República, sendo precedido pelo vice-presidente da República, pelo presidente da Câmara dos Deputados e pelo presidente do Senado Federal.
O principal representante do Executivo é o presidente da República, que desempenha o papel de chefe de Estado e de Governo.
O Estado é a instituição oficial que administra o território de um país, enquanto o estado é uma das partes do país, o mesmo que uma província. O Estado, com “E” maiúsculo, é formado pela união de Três Poderes de diferentes áreas: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.
Entre as principais atribuições de um governo estadual estão: infraestrutura – rodovias que cortam o estado; execução de políticas sociais, como moradias populares; Educação – Ensino Médio e segunda parte do Fundamental; Segurança Pública – polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros; sistema de execução penal ...
O Presidente da República não pode nomear e demitir governador de Estado.
Não existe uma regra ou hierarquia para que um decreto estadual ou municipal prevaleça um sobre o outro, em se tratando de medidas referentes à saúde pública, em especial quanto as adoções de medidas que impeçam a proliferação da Covid-19, segundo afirma a Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (APAM), que ...
Governador João Doria | Governo do Estado de São Paulo.
O Brasil é uma república presidencialista, portanto, o presidente da república, além de chefe de Estado, é chefe de governo.
iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição (item III) sancionar, promulgar e fazer publicar as leis (item IV) vetar projetos de lei, total ou parcialmente (item V) editar medidas provisórias com força de lei, nos termos do artigo 62 da Constituição (item XXVI)
Nome oficial: República Federativa do Brasil. Gentílico: brasileiro. Extensão territorial: 8.510.345,538 km² (IBGE, 2021). Localização: América do Sul.
Todos os vereadores são eleitos pelo voto direto dos cidadãos maiores de 16 anos, em pleito regular, exercendo seus mandatos por um período de 4 (quatro) anos, podendo ou não ser reeleitos, dependendo para isto da quantidade de votos que receber da população.
Qual o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem?
Como é a brincadeira do gato mia?
Quais os principais elementos?
Onde estão localizadas as maiores reservas de minério de ferro do Brasil?
Quanto tempo um nobreak segura um notebook?
Qual a diferença entre um padrão primário e secundário?
O que diz a teoria libertadora?
Como tirar cloro da água para peixes?
Quais os efeitos colaterais da sucupira?
Como puxar conta de luz pelo CPF?
Para que serve o remédio roxo para cachorro?
Qual a importância da âncora de carreira para a empresa e para o funcionário?
Quais são os tipos de guias de acordo com a ANS?
Quanto tempo demora uma colonoscopia pelo SUS?
O que é pior para sinusite ar condicionado ou ventilador?
Quanto tempo dura uma tontura emocional?
Qual cabo de rede suporta 500mb?