Antes de serem, respectivamente, Marina, Lula, Anderson “Spider” e Faustão, todos os quatro são Silva.
Ao desembarcar dos navios vindos da África, os negros eram “batizados” por padres católicos e ganhavam um nome em português. O sobrenome vinha depois e geralmente era o mesmo do dono do escravo. Na época, muitos proprietários de terra eram “Silva”, um sobrenome comum em Portugal.
Ser Silva é ter prazer em acordar para ir ao trabalho, para cumprir as funções do dia a dia. É dar aquela espreguiçada e sentir-se energizado o suficiente para enfrentar todos os desafios do cotidiano.
O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.
O sobrenome "da Silva" é um dos apelidos mais usados no Brasil e em Portugal. Durante o período colonial este sobrenome foi dado a milhares de escravos que chegaram ao Brasil.
43 curiosidades que você vai gostar
A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania.
A empresa de crédito online NetCredit fez uma mapa-múndi com os sobrenomes preponderantes em todos os país do planeta. O sobrenome mais comum é Wang, com 76 milhões de pessoas na China. Em seguida vem Devis, de 69 milhões de indianos. No Brasil, Da Silva é o sobrenome mais popular.
Silva é selva em latim, o que não dá pistas sobre local de origem nem linhagem familiar. Quando o Brasil foi colonizado, muita gente queria recomeçar a vida e adotou o Silva para garantir anonimato. Além disso, escravos herdavam o sobrenome de seus senhores, e Silva era a família mais numerosa de Portugal.
Um estudo realizado com amostragem de 30.400 pessoas no Brasil mostra que 9,9% dos brasileiros contemplam "Silva" no seu sobrenome, seguido por 6,1% com sobrenome "Santos", 5,8% com sobrenome "Oliveira" e 4,9% com sobrenome "Sousa" (ou, na grafia arcaica, "Souza").
5.073.774 brasileiros(as) têm esse sobrenome
Com a presença dos romanos na Península Ibérica, muitos lusitanos incorporaram Silva ao nome próprio.
Eles foram criados para diferenciar os nomes repetidos – fato comum desde as culturas mais antigas. Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo.
São nada menos do que 6.762.149 pessoas que carregam o Silva em seus nomes — desses, 5.073.774 estão no Brasil, o que garante que a cada 40 brasileiros, um chama Silva. Mas é claro que o sobrenome mais utilizado do mundo estaria na nação mais populosa do globo.
A origem dos 15 sobrenomes brasileiros mais popularesSilva. Publicidade. Origem – Portugal. ... Santos. Origem – Portugal. Quantidade em SP – 426.453. ... Oliveira. Origem – Portugal. ... Souza (e Sousa) Origem – Portugal. ... Lima. Origem – Portugal. ... Pereira. Origem – Portugal. ... Ferreira. Origem – Espanha. ... Costa. Origem – Portugal.
Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.
O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).
Isso porque os sobrenomes existentes têm ancestralidade, ou seja, remetem-se à história das pessoas e apontam as origens de suas famílias. Uma pesquisa feita em 2016 pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) descobriu que 87,5% dos brasileiros têm nomes de origem ibérica: surgiram na Espanha ou em Portugal.
Sites específicos para busca de imigrantes
No caso, um acervo de registro de passaportes. Se você tem o nome e data de nascimento de um parente, pode verificar se ele é português. A busca por sobrenome também ajuda bastante, principalmente se você está trabalhando na árvore genealógica da família.
Na época de Jesus Cristo, não existiam sobrenomes
Nos evangelhos, Jesus é chamado de “Jesus de Nazaré”, “Jesus, o nazareno”, “Jesus, o filho do carpinteiro” ou “Jesus, o filho de José”.
Desde então, se espalharam pelo resto do país, popularizando os sobrenomes.1 — Silva. Mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome “Silva”, que também é o mais comum em Portugal. ... 2 — Santos. ... 3 — Oliveira. ... 4 — Souza. ... 5 — Rodrigues. ... 6 — Ferreira. ... 7 — Alves. ... 8 — Pereira.
Santos. O segundo sobrenome mais comum no Brasil é Santos. Ele surge a partir do latim Sanctorum e significa “todos os santos”. Isso porque era comum com que ele fosse atribuído às pessoas que nasciam no dia 1º de novembro, “dia de todos os santos”.
Possuir um parente ascendente pode facilitar o processo de requerer a cidadania portuguesa, para isso é necessário provar a ligação sanguínea.
...
Sobrenomes que dão direito à cidadania portuguesaGonçalves;Rodrigues;Ferreira;Oliveira;Pereira;Gomes;Santos;Lopes;
De acordo com a embaixada de Portugal no Brasil, existe hoje um grande número de descendentes de portugueses no país. Assim, muitos descendentes procuram tirar a cidadania portuguesa.
...
Alguns sobrenomes de origem portuguesa bastante comuns aqui no Brasil, são:Santos.Silva.Costa.Jesus.Oliveira.Pereira.Ferreira.Lopes.
Colombo, Ferrari, Rossi, Bianchi, Pichler, Kogler, Tomasi, Moro, Moretti, Sartori, Pavan, Favre, Vitali, Marini, Testa, Grieco, Barbieri, Venturi, Gallo, Bianco, Mancini, Ricci, Sana, Piras, Melis, Serra, Romeo, Perri, Ferraro, Pugliesi, Di Carlo, Di Pietro, Rosati, Gori, Baldi, Parodi, Longo, Leone, Coppola, Rizzo e ...
Folha de S. Paulo - Raízes do Brasil: Cavalcanti é a maior família brasileira - 05/08/2001. A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa.
Como pagar o IPVA 2020 RS pela internet?
Como pagar a Renner com o PIX?
Como anda a suspensão dos consignados?
Como pagar Spotify pelo aplicativo?
Como funciona o financiamento da faculdade pela Caixa?
Como pagar IPVA 2021 RS Banco do Brasil?
Como mostrar que não se importa com a pessoa?
Como pagar o INSS por conta própria 2020?
Como fingir que eu sou um vampiro?
O que aconteceu com os pais de Mogli?
Como pagar Netflix com cartão virtual?
Como fingir que gostou do presente?
Pode pagar IPTU com auxílio emergencial?
Como os lisboetas chamam o chopp?
O que usar para lavar meu colchão a seco?
Como filtrar planilha por data?
Como funciona financiamento de lote e construção?